Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Casos confirmados ou suspeitos

Ministério da Saúde divulga guia para velório e enterro de vítimas do novo coronavírus

Mandetta
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta. (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

Um guia de como deve ser feito o manejo de corpos das vítimas do novo coronavírus (Covid-19) ou mesmo de pessoas que vierem a morrer com suspeita da doença foi divulgado pelo Ministério da Saúde. As recomendações devem ser seguidas pelas funerárias, equipes de saúde dos hospitais e familiares dos mortos.

De acordo com as orientações do documento, os corpos devem ser retirados por uma equipe de saúde, utilizando as medidas de precaução como o uso dos EPIs (máscaras, luvas e demais acessórios).

Será necessário também que as famílias, além dos profissionais de medicina legal, sigam esse protocolo rigoroso. O guia explica que os corpos podem ser cremados ou enterrados, mas recomenda que se evite velórios com muita gente e em locais fechados. A orientação é para que os cadáveres sejam velados em lugares ventilados e abertos, com, no máximo, 10 pessoas, e respeitando a distância de dois metros entre cada um dos presentes.

No local do velório, o caixão deve permanecer lacrado o tempo todo. Pessoas que estão no grupo de risco não devem participar e, além disso, a presença de pessoas com problemas respiratórios deve ser evitada.

Os familiares do falecido também devem receber orientações de como fazer a desinfecção dos ambientes e objetos e para isso devem utilizar água sanitária.

No caso de a pessoa - com suspeita de ter o novo coronavírus ou caso confirmado - falecer em casa, é necessário comunicar a morte imediatamente ao serviço de saúde, como aos bombeiros ou ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), por meio dos telefones 193 ou 192, respectivamente.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.