O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) lançou nesta segunda-feira (17), em Curitiba, duas cartilhas de conscientização contra o trabalho infantil. O material foi desenvolvido pelo MTE em conjunto com a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego no Paraná (SRTE/PR), e é ilustrado pelo cartunista Ziraldo.
De acordo com a SRTE/PR, a iniciativa surgiu do Núcleo de Apoio a Programas Especiais do órgão. A primeira cartilha, "Viva o Trabalho", tem o intuito de sensibilizar a população e traz textos explicativos e situações que projetam a dimensão do trabalho infantil no país.
Já a segunda cartilha, "Saiba Tudo Sobre Trabalho Infantil", é mais informativa e traz dados sobre o que diz a legislação, apresenta motivos para a criança não trabalhar e evidencia problemas que o trabalho prematuro pode causar à saúde da criança e do adolescente. Os conteúdos técnicos foram desenvolvidos com o apoio de uma equipe do MTE, selecionada pela Divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil.
Segurança e Saúde no Trabalho
O material foi apresentado em evento em Curitiba, às 10 horas, que contou com a presença do ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi. Na ocasião, foi lançado ainda o projeto Boas Práticas de Segurança e Saúde no Trabalho, da superintendência paranaense, que tem o objetivo de estimular empresas a realizar atividades relacionadas à prevenção de acidentes.
Como forma de incentivo, a SRTE/PR irá premiar as empresas que estiverem de acordo com as normas de saúde e segurança do trabalho. As empresas que se inscreverem poderão demonstrar suas ações que estão contribuindo para a redução de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais. O reconhecimento oficial das iniciativas, projetos e ações apresentadas pelas empresas com os melhores resultados está previsto para 2010.
A partir das 14 horas, serão ministradas as palestras e cerimônia ainda prevê a realização de dois debates durante a tarde. A solenidade de encerramento deve acontecer às 18 horas. O evento acontece no Centro Integrado dos Empresários e Trabalhadores do Paraná, na Avenida Comendador Franco, 1341.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora