O Ministério Público Federal (MPF) em Ponta Grossa ingressou com uma ação civil pública exigindo a duplicação imediata da rodovia PR-151, no trecho que liga Jaguariaíva a Piraí do Sul, nos Campos Gerais. Em caso de descumprimento, o MPF solicita uma liminar cancelando a cobrança da tarifa na praça de pedágio de Jaguariaíva.

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Prevista no contrato original de concessão, a obra deveria ter começado no ano passado. Mas em uma negociação com as concessionárias de pedágio, o governo autorizou que o investimento fosse substituído pela construção do contorno rodoviário da BR-277, entre Curitiba e Campo Largo.

Em entrevista coletiva, o procurador da República Osvaldo Sowek Júnior disse que o contrato não poderia ter sido desrespeitado. "Além disso, faltou publicidade ao protocolo de substituição dos investimentos", considerou.

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Na ação, que será julgada pela 1.ª Vara da Justiça Federal em Ponta Grossa, Sowek cobra que o início da obra ocorra dentro de 90 dias e que a conclusão aconteça em nove meses. Diante de descumprimento ou novo atraso, o procurador também pede que seja aplicada uma multa diária de R$ 100 mil e que a cobrança de pedágio seja paralisada.

Conforme Sowek, a ação é direcionada à concessionária Rodonorte, pelo atraso na duplicação, e ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER) e governo do estado, pela omissão na fiscalização. O DER afirmou que, por enquanto, não vai se manifestar sobre o conteúdo da ação porque ainda não foi notificado. A Rodonorte informou que a substituição levou em conta critérios técnicos, como a fluidez do tráfego e a segurança viária na BR-277.

Polo madeireiro

O trecho da PR-151 no interior tem 40,8 quilômetros, sendo 32 quilômetros de terceira faixa. Concentra um tráfego de 6 mil veículos/dia e um fluxo intenso de caminhões, por causa do polo madeireiro existente na região. Hoje a tarifa cobrada na praça de Jaguariaíva varia de R$ 2,80 para motocicleta a R$ 4,60 por eixo e R$ 5,50 para veículos de passeio.

A duplicação, que custaria em torno de R$ 107 milhões, conforme previsão do procurador – já que a Rodonorte não divulgou os valores atualizados – seria dividida em duas etapas conforme a previsão inicial: 20 quilômetros em 2011 e mais 20,8 quilômetros em 2012.

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