Com o tema "Apoie a mulher que amamenta, seja um amigo do peito", o Ministério da Saúde lançou ontem a Campanha Nacional de Amamentação 2011 e o Guia dos Direitos da Gestante, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). A cartilha, com ilustrações de Ziraldo, será levada prioritariamente às regiões do país com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
Para a representante do Unicef no Brasil, Marie-Pierre Poirier, a sociedade brasileira precisa apoiar mais as mães. "Muitas mulheres ainda sofrem preconceito ao amamentar em público. É um ato que deve gerar solidariedade, não discriminação", disse. No Brasil, o índice de crianças de até seis meses que se alimentam exclusivamente de leite materno está abaixo do recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
Enquanto o considerado ideal está entre 90% e 100%, no país são apenas 41%. "Queremos chegar, sim, a 80% do aleitamento materno exclusivo e precisamos de um conjunto de ações para isso. Não depende só do governo, mas das próprias famílias dos pais, principalmente , e também das empresas", disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Para o presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), Luciano Borges, uma das soluções está na lei de 2008, regulamentada em 2010, que aumentou de quatro para seis meses a licença-maternidade. A adesão, no entanto, é facultativa. Entre janeiro e dezembro de 2010, 10.518 empresas se comprometeram a conceder os 60 dias adicionais. "Há um índice alto de desistência entre as mulheres que voltam a trabalhar em quatro meses", disse o presidente. Somente Acre e Maranhão, de acordo com a SBP, ainda não concederam os seis meses às servidoras públicas estaduais.
A madrinha da campanha deste ano é a atriz Juliana Paes, que afirmou ainda amamentar o filho Pedro, de oito meses. O ideal, segundo a OMS, é o aleitamento materno até dois anos ou mais, com a adição de outros alimentos saudáveis a partir dos seis meses. "O aleitamento é bom para a mãe e o bebê", disse Borges.