Ouça este conteúdo
Um programa para incentivar os municípios a adotarem ações para proteção e valorização da família foi lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). As cidades, inclusive, poderão ser premiadas pelas suas políticas públicas que envolvam essa temática. A criação do Programa Município Amigo da Família (PMAF) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23).
Segundo informações do ministério, os objetivos do PMAF são fomentar políticas públicas que fortaleçam vínculos conjugais e intergeracionais, ações de fomento ao suporte social das famílias nos municípios, e ainda a coordenação entre o governo federal e as cidades para trabalhar nessa área.
A pasta vai dar apoio técnico aos municípios e também vai elaborar um guia metodológico para orientar como trabalhar essas ações. Além disso, será lançado um edital para que os entes da federação compartilhem as experiências que derem certo.
A adesão ao programa será feita mediante a comprovação de que as cidades têm ações relacionadas à família.
Premiação
Com relação ao prêmio, serão laureadas as iniciativas que gerem impacto positivo, que colaborem para o desenvolvimento social e econômico das pessoas que integram os núcleos familiares, e que possam ser disseminadas e replicadas em outras cidades brasileiras.
Mais informações sobre o Programa Município Amigo da Família (PMAF) podem ser consultadas no Diário Oficial da União.