A ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves.| Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
Ouça este conteúdo

Um programa para incentivar os municípios a adotarem ações para proteção e valorização da família foi lançado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). As cidades, inclusive, poderão ser premiadas pelas suas políticas públicas que envolvam essa temática. A criação do Programa Município Amigo da Família (PMAF) foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (23).

CARREGANDO :)

Segundo informações do ministério, os objetivos do PMAF são fomentar políticas públicas que fortaleçam vínculos conjugais e intergeracionais, ações de fomento ao suporte social das famílias nos municípios, e ainda a coordenação entre o governo federal e as cidades para trabalhar nessa área.

A pasta vai dar apoio técnico aos municípios e também vai elaborar um guia metodológico para orientar como trabalhar essas ações. Além disso, será lançado um edital para que os entes da federação compartilhem as experiências que derem certo.

Publicidade

A adesão ao programa será feita mediante a comprovação de que as cidades têm ações relacionadas à família.

Premiação

Com relação ao prêmio, serão laureadas as iniciativas que gerem impacto positivo, que colaborem para o desenvolvimento social e econômico das pessoas que integram os núcleos familiares, e que possam ser disseminadas e replicadas em outras cidades brasileiras.

Mais informações sobre o Programa Município Amigo da Família (PMAF) podem ser consultadas no Diário Oficial da União.