• Carregando...

A ministra do Meio Ambien­­te, Izabella Teixeira, se posicionou contra a reabertura da Estrada do Colono, via de 17 quilômetros que ligava o Oeste ao Sudoeste do Paraná. Segundo a ministra, não é preciso reabrir a estrada para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná. "Eu peço um engajamento e uma mobilização de fato porque não é possível que um dos parques referência no país, protegido internacionalmente, vá ser exposto a uma agressão desta natureza", afirmou.

O pronunciamento foi feito na abertura do Fórum Mundial do Meio Ambiente, realizado na última semana, em Foz do Iguaçu. A ministra reforçou que não é abrindo uma estrada que não tem apelo turístico que se vai viabilizar renda para os municípios do entorno. A estrada fica entre Capanema (Sudoeste) e Serranópolis do Iguaçu (Oeste). Para ela, é preciso discutir propostas sustentáveis.

A reabertura da Estrada do Colono está prevista no Projeto Lei n.º 7.126, de autoria do deputado Assis do Couto (PT). Aprovado por uma comissão especial da Câmara, o projeto – que prevê a criação de uma estrada-parque – agora precisará do voto da maioria dos 513 parlamentares para seguir adiante.

Baixo Iguaçu

A ministra disse ainda não concordar com a construção da Usina Baixo Iguaçu, prevista para ser edificada no Rio Iguaçu, entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema e que vai recorrer da decisão judicial que liberou a construção. "O Instituto Chico Mendes pediu uma série de estudos e a Justiça decidiu pela liberação. Mas nós vamos recorrer".

Presente no evento, o governador Beto Richa (PSDB) ressaltou que o governo Lula era a favor da usina e que o governo federal e a Eletrobras liberaram a obra. "É muito possível e necessário termos uma conciliação do desenvolvimento econômico, inclusão social e a preservação do meio ambiente", disse.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]