Cuidado com o que pergunta ao ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, no Facebook. Mais que qualquer matéria relacionada ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), esta é a principal lição que se pode tirar da “bronca” dada por ele a um estudante que resolveu perguntar qual seria o tema da redação do Enem deste ano. “Estude ética. Muita ética! E pratique”, respondeu ao aluno.
Em um post publicado em sua página no Facebook, Janine afirma que recebe inúmeras mensagens diariamente, a maioria delas “boa, embora não tenha tempo de responder”. Mas, diante do pedido do garoto, ele disse que fazia questão de responder e reproduziu a mensagem que recebeu:
“Boa noite ministro!
Eu já estou estudando a (sic) algum tempo para o Enem, e estou pensando em alguns temas que podem cair na redação. O excelentíssimo não poderia me informar algo sobre? Ficarei muito agradecido.”
Após dar a “dica” sobre ser ético, precavido, Janine retornou aos comentários da publicação e escreveu:
“Antes que alguém entenda (!?) que ética será o tema da redação, informo: eu não tenho a menor ideia. Não passou por mim.”
Autor do livro “Ética na política”, o ministro da Educação tem demonstrado preocupação com a questão. Em entrevista ao Programa do Jô no mês passado, Janine afirmou inclusive que pretende implementar nas escolas iniciativas relacionadas à ética e ao combate à corrupção.
Clima e super-ricos: vitória de Trump seria revés para pautas internacionais de Lula
Nos EUA, parlamentares de direita tentam estreitar laços com Trump
Governo Lula acompanha com atenção a eleição nos EUA; ouça o podcast
Pressionado a cortar gastos, Lula se vê entre desagradar aliados e acalmar mercado
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião