Brasília O ministro da Previdência, Nelson Machado, indicou ontem que o governo deverá vetar a obrigatoriedade do recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa para as empregadas domésticas. O direito foi incluído pelo Congresso Nacional durante o processo de votação da medida provisória 284.
"Vetaremos aquilo que não tem condição de levar à formalização ou que contrarie a formalização nesse momento", disse o ministro.
Segundo Machado, não há dados que comprovem que o FGTS vá contra a formalização, mas sim pressupostos de que a formalização não ocorreria como desejada. O Brasil tem 6 milhões de empregadas domésticas e só 1,8 milhão são formalizadas. Por essa razão, o governo irá separar a discussão em duas pautas.
A primeira pauta é a MP 284, que permite que os empregadores deduzam do Imposto de Renda a contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para até uma empregada limitado a um salário mínimo.
A outra pauta seria a dos direitos, como a inclusão no FGTS, regulamentação das horas de trabalho e organização sindical. De acordo com Machado, o governo irá formar uma comissão com representantes do governo, empregadores e empregados para discutir o assunto. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem até o próximo dia 20 para fazer a sanção ou veto das medidas.
Já a representante da Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas, Ione Santana de Oliveira, disse que apesar da indicação de veto, a categoria está satisfeita, já que foi chamada para discutir o assunto. No entanto, afirmou que não abre mão da busca pelos direitos.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião