Em missa solene, para comemorar o Dia da Padroeira do Brasil, os fiéis presentes em Aparecida, a 170 quilômetros de São Paulo, neste domingo (12), manifestaram sua fé por Nossa Senhora Aparecida com o aceno de bandeirinhas.
A segunda celebração do dia, iniciada às 10h, foi presidida por Dom Jacinto Furtado. A missa também comemorou o Dia das Crianças. Todo o evento foi marcado por apresentações teatrais, que arrancaram aplausos dos fiéis.
Às 13h, seria celebrada uma missa e a Hora Mariana, seguida por Consagração Solene, marcada para as 15h. Às 16h, haverá procissão e show em louvor à Nossa Senhora Aparecida. Fechando as comemorações está programado um show pirotécnico.
Paulista e mineiros
Aparecida recebe anualmente milhares de romarias, vindas de todos os cantos do Brasil. Segundo números da secretaria da Pastoral de Aparecida, em 2007 foram 679.554 caravanas. A maior parte delas é dos estados de São Paulo e Minas Gerais.
Os mineiros representam quase o mesmo número de paulistas que se dirigem ao Santuário Nacional todos os anos. A proximidade do estado com a cidade é um dos motivos.
Depois dos mineiros, os paranaenses (13%) são os que mais se dirigem a Aparecida, seguidos por capixabas (3,55%), cariocas (2,88%) e catarinenses (2,82%).