Moscou (EFE) O lançamento da nave Soyuz TMA-8, que deveria levar em 22 de março ao espaço o primeiro astronauta brasileiro, Marcos Cesar Pontes, foi adiado por uma semana por razões técnicas, informou ontem a agência espacial da Rússia, Roscomos. "O lançamento da Soyuz TMA-8 à Estação Espacial Internacional (ISS), previsto para 22 de março com a 13ª tripulação (ISS-13) e um cosmonauta do Brasil, passou para 30 de março", afirmou Viacheslav Davidenko, porta-voz da Roscomos.
Davidenko explicou que foram encontrados defeitos em alguns aparelhos dos sistemas de controle e que é necessário tempo para fazer a substituição e checar o seu perfeito funcionamento. De acordo com o programa de vôo, viajarão na nave o russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams, e Pontes. Os dois primeiros, que compõem o ISS-13, ficarão ao menos seis meses na ISS. Pontes regressará à Terra após oito dias na estação. O lançamento será feito do cosmódromo de Baikonur, no Casaquistão.
O adiamento do lançamento não afetará a vida dos tripulantes nem o funcionamento da ISS, pois a bordo há reservas suficientes de oxigênio, água e combustível, explicou Davidenko.
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora