Música
Confira o samba-enredo da Mocidade Azul, campeã do carnaval de Curitiba, que desfilou com o tema "Hoje eu quero brincar de ser mau, a Mocidade faz Búúú no carnaval":
Quero cantar, foliar, sambar / Sorrir, ironizar / Extravasar de emoção / Na trajetória / Vou na contramão da história / Quero curtir de montão / Bruxa ao invés de princesa / Fantasma ou bicho / Posso ser o que quiser / Zumbi, vampiro ou dragão / Um ladrão roubando a cena / Conquistando a multidão
E nesse abalo eu vou / Tocando o terror / Na avenida fazendo zoeira / Luz nas trevas Mocidade / A mais querida tira onda, vem faceira
Eu vou botar fogo no mato / Atirar o pau no gato / Torcer pelo lobo mau / Pichar seu muro / Deixar tudo no escuro / Lutar por meu ideal / Exorcizando a tristeza / Pois em tudo há beleza / De cara feia eu vou fazer bonito / Irreverente é minha natureza / Ou bem ou mal, é no que acredito
Nunca Serão! Jamais serão! / Lá vem meu povo brincando de ser malvado / Num delírio sem igual / Veja o lado bom do mau / É a Mocidade infernizando o carnaval
Disputa
Apuração teve queixa e escola de samba desclassificada
A apuração dos pontos das escolas de samba ocorreu sob clima tenso, ontem, no Memorial de Curitiba. Um integrante da escola Embaixadores do Alegria se revoltou com uma nota 9,5 no quesito mestre sala e porta bandeira e agrediu verbalmente o presidente da Comissão de Carnaval da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Jaciel Teixeira. O incidente foi controlado depois que o membro da agremiação foi retirado do local pela Guarda Municipal.
A festa da Mocidade Azul foi pequena, pois os integrantes da escola optaram por não ir ao Memorial e acompanharam a apuração no bairro Fazendinha, sede da escola, para evitar confusões com membros de escolas rivais. "Pedi para que não viessem. Houve muitas ofensas pela internet. Preferimos evitar confusão", disse o presidente da escola, Altamir Jorge Lemos.
Pontos
Na avaliação das escolas do grupo de acesso, a Unidos de Pinhais foi desclassificada por não ter levado pelo menos 160 integrantes para a avenida. Desfilaram 123 pessoas. A escola Bairro Alto perdeu pontos por não cumprir o mínimo de oito baianas e 30 percussionistas. A Internautas foi penalizada por exceder em um minuto o tempo máximo de desfile.
Com bruxas, fantasmas, zumbis e outros monstros, a escola de samba Mocidade Azul sagrou-se, ontem, campeã do carnaval de Curitiba. A agremiação "aterrorizou" e empolgou as cerca de 10 mil pessoas que lotaram as arquibancadas na Rua Marechal Deodoro com o tema "Hoje eu quero brincar de ser mau, a Mocidade faz búúú no carnaval". A escola somou 199,10 pontos com a avaliação de todos os quesitos.
A classificação final teve, em seguida, Acadêmicos da Realeza, com 196,70 pontos; Embaixadores da Alegria, com 194,90; e Leões da Mocidade, com 194, que foi rebaixada e disputará a divisão de acesso em 2015. A escola Imperatriz da Liberdade, do bairro Sítio Cercado, foi a campeã desse grupo e participará do desfile principal no ano que vem.
No desfile que marcou a volta do carnaval curitibano à Marechal Deodoro, após 15 anos, os espectadores curtiram cada minuto de samba da noite de sábado até perto das 5 horas de domingo. Gritos, aplausos, risos e muita descontração deram o tom do desfile das escolas de samba. Com 450 integrantes, 11 alas e cinco carros alegóricos, a campeã Mocidade Azul foi a que mais empolgou o público.
O enredo da agremiação foi desenvolvido como protesto à derrota no carnaval de 2013. "A gente se sentiu prejudicado ano passado e transformamos isso em manifestação. A vitória foi reflexo do trabalho. A gente mostrou que sabe fazer um carnaval", comemorou o presidente da Mocidade Azul, Altamir Jorge Lemos.
Desfile
O desfile das quatro escolas do grupo principal começou por volta da meia-noite de domingo. A rebaixada Leões da Mocidade destacou os encantos, as belezas naturais, a diversidade e a musicalidade da Bahia. Com o tema "Sobre nosso olhar e inspiração, a essência dá o tom da folia", a Embaixadores da Alegria mostrou que o carnaval é uma arte que requer trabalho, talento e inspiração. Já a Acadêmicos da Realeza, bicampeã do carnaval em 2012 e 2013, encerrou a festa e encenou na avenida vários estilos de dança.
O carnavalesco Marcio Marins, da Acadêmicos da Realeza, elogiou o retorno do desfile à Marechal Deodoro e brincou com a festa no Centro Cívico dizendo que o carnaval curitibano era o único do mundo com curvas e lombadas. "É bom voltar ao coração da cidade, trazendo mais espectadores e melhorando a acessibilidade de todos."
Programe-se
O feriadão de carnaval está acabando, mas ainda há tempo para se divertir. Confira a programação desta segunda-feira:
Curitiba
13 às 22 horas Curitiba Rock Carnival, na Rua Barão do Rio Branco, esquina com a Visconde de Guarapuava. Entrada franca.
15 horas Baile público infantil com a banda Lefigarroo, no Ginásio de Esportes do Bairro Novo.
20 horas Baile público adulto com a banda Lefigarroo, no Ginásio de Esportes do Bairro Novo.
20h30 Bloco do Bossa com Sossega Malandro, no Bossa Nova Bar (Rua Senador Xavier da Silva, 210).
22 horas Eu Odeio o Carnaval #2, no Wonka Bar (Rua Trajano Reis, 326). Ingressos a R$ 15.
Litoral
Antonina
Som mecânico na Ponta da Pita durante todo o dia.
14 horas Baile infantil no Terrerão do Samba (Mercado Municipal).
20 horas Concurso das Escandalosas e desfile de Blocos de Sujos.
23 horas Baile público com trio elétrico.
Guaratuba
22 horas Guaratubanda, da praia em direção ao Centro.
Matinhos
17 às 19h30 bloco Garibaldis e Sacis, na Rua Andirá.
20 às 22h30 Banda de Bonecos, na Rua Andirá.
Paranaguá
12 horas apuração das escolas de samba, na Avenida Arthur de Abreu.
18 horas Bloco de Sujos.
Pontal do Paraná
16 horas carnaval infantil nas praças centrais dos balneários Ipanema e Shangri-lá.
16 horas desfile dos blocos Bloco da Esquina e Bacchus Bloco na Beira Mar.
20 horas atrações musicais nas praças centrais dos balneários Ipanema e Shangri-lá.
20 horas trios elétricos nos balneários de Santa Terezinha e Praia de Leste.
Interior
Tibagi
14 horas Matinê da Terceira Idade.
20 horas 104º Desfile do Corso.
Maringá
20 às 23 horas bailes no distrito de Iguatemi e no conjunto Jardim Universo.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora