Pontuação
Confira como ficou a classificação das escolas de samba no carnaval de São Paulo:
Mocidade Alegre - 269,7
Rosas de Ouro - 269,4
Águia de Ouro - 269,3
Acadêmicos do Tucuruvi - 269,1
Dragões da Real - 269,1
Acadêmicos do Tatuapé - 268,9
Tom Maior - 268,8
Império de Casa Verde - 268,5
Vai-Vai - 268,2
Gaviões da Fiel 268
X-9 268
Nenê de Vila Matilde - 267,5
Pérola Negra - 267,1
Leandro de Itaquera - 266,4
A Mocidade Alegre é a grande campeã do carnaval de São Paulo em 2014. A escola do bairro do Limão recebeu 259,7 pontos na apuração ocorrida ontem, ficando à frente da Rosas de Ouro e da Águia de Ouro, vice-campeã e terceira colocada, respectivamente. Pérola Negra e Leandro de Itaquera foram rebaixadas para o grupo de acesso.
Este é o terceiro título consecutivo da Mocidade, que consolida sua hegemonia neste século com outras vitórias em 2004, 2007 e 2009. Terceira escola a entrar no Anhembi no sábado passado, segundo dia do carnaval paulista, a Mocidade fez um desfile consistente e era apontada por especialistas como a principal favorita ao título.
A agremiação recorreu ao tema da fé para alcançar o tricampeonato, o que não ocorria há 26 anos. A façanha foi alcançada pela última vez em 1988, pela Vai-Vai. O enredo da Mocidade não deixou de ser também uma homenagem à presidente da escola, Solange Bichara, conhecida por seus gestos fervorosos, como segurar vários terços nas mãos antes de a escola entrar na avenida.
Como de praxe, a escola caprichou na maquiagem e na pintura de seus componentes. Pontos notáveis do desfile foram as alas coreografadas. Ao menos no samba, a escola reuniu o budismo, o candomblé, o islamismo e outras religiões na avenida. Também tiveram espaço na evolução da escola crenças como a numerologia e a astrologia. Uma das alas trouxe galhos de arruda de verdade. Enquanto desfilavam, os integrantes perfumavam o Anhembi. Por vezes, quando o samba dizia "De joelhos eu vou cantar", praticamente todos os componentes se ajoelham.
Outro destaque frequente na Mocidade ao longo dos anos é seu grupo de intérpretes. Há anos, a escola é elogiada pela afinação e sintonia entre seus cantores. A escola terminou o desfile no tempo limite de 65 minutos. Integrantes da Mocidade ainda distribuíram medalhas de São Jorge à plateia. Muitos dos que recebiam, beijavam o adereço e agradeciam.
Apuração
Carnaval do Rio tem quatro favoritas
Agência Estado
Depois de duas noites de desfiles, as escolas de samba Salgueiro e Portela deixaram a Sapucaí, no Rio de Janeiro, aclamadas pelo público aos gritos de "é campeã". As duas são fortes candidatas ao título do Grupo Especial do carnaval do Rio de 2014. Outras possíveis vencedoras são a Unidos da Tijuca, que encerrou a festa ao amanhecer de ontem com um desfile correto, e a Beija-Flor, que passou pelo sambódromo na madrugada de segunda com exuberância para contar a história do comunicador José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni.
A Portela pode levar vantagem na disputa por ter feito um desfile sem contratempos. O Salgueiro emocionou a arquibancada, mas deve perder pontos em conjunto e evolução devido a problemas com carros alegóricos. A Unidos da Tijuca não apresentou as surpresas que caracterizam o trabalho de seu carnavalesco, Paulo Barros. A Beija-Flor empolgou com um desfile cheio de artistas de televisão e fantasias exuberantes, mas sofreu um contratempo que pode lhe custar pontos. No fim do desfile, um destaque no alto de um carro alegórico perdeu parte da fantasia ao se chocar com a torre de tevê. A apuração do carnaval 2014 será hoje, a partir das 16 horas, na Marquês de Sapucaí.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora