Curitiba Enquanto os corpos trabalhados dos atletas não ocupam o Rio de Janeiro para os Jogos Pan-Americanos de julho, são as longas pernas das modelos que chamarão a atenção para a cidade maravilhosa a partir de hoje com o Fashion Rio. O evento, que vai até o dia 8 de junho, abre o calendário da moda brasileira, mostrando 36 coleções da primavera-verão 20072008.
E é a cultura latino-americana que inspira esta edição, da ambientação da Marina da Glória, sede do evento, à intenção consciente de aproximar mais o mercado de moda dos países latinos. Este intercâmbio cultural inclui o convite do evento para cerca de 30 lojistas e empresários da América Latina para conhecer a realidade brasileira.
Segundo a diretora do Fashion Rio, Eloysa Simão, uma parceria mais concreta entre os países deve acontecer nas próximas edições, como desfiles internacionais ou parcerias nas produções. Para ela, da mesma forma que a Europa conseguiu fazer um mercado comum, "a América Latina vai ter que lidar com isso em algum momento". "Para sermos competitivos internacionalmente e ter uma economia forte, nós teríamos que buscar essa integração. Caso contrário, a concorrência vai ficar muito desleal, principalmente com a China e a Índia", reforça ela.
O evento vai se fixar nas cores e formas do folclore da América do Sul. A decoração da Marina da Glória será feita com ilustrações do artista gráfico Muti Randolph e também com uma exposição da artista plástica carioca Mucki Skowronski. O destaque da semana de moda fica por conta das marcas de moda praia, como Salinas, Blue Man e Lenny, que só desfilam nesta estação.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora