São Paulo O penúltimo dia da 22.ª edição da São Paulo Fashion Week começou com duas novidades. Uma, a estréia de Wilson Ranieri, egresso do Amni Hot Spot, samana de moda paulistana destinada a novos estilistas. A outra, o retorno da Gobbi Jeans ao evento. Wilson apresentou uma coleção discreta que funcionou na passarela e deve agradar as consumidoras. Mantendo seu bom trabalho com a moulage quando as peças são concebidas no corpo , Ranieri questionou um pouco a silhueta em vigor e apostou nas formas longilíneas, ajustadas ao corpo, valorizando curvas e a cintura.
Os vestidos são simples, de alcinha ou tipo camiseta regata. Há blusas de manga morcego usadas com calça de alfaiataria. Destacam-se as peças com suave evasê retorcido, o vestido plissado com "asas", as pregas e as pences.
Entre os materiais, linho lavado com seda, malha em poliamida, tafetá e um exclusivo devorê que forma uma textura xadrez.
Já o estilista Caio Gobbi preferiu continuar na silhueta skinny, ou seja, as formas superjustas, em sua coleção de inverno, que tem a vegetação do mangue como referência. Homens e mulheres usam botas acima dos joelhos, inspiradas nos trabalhadores do manguezal. A lavagem do jeans é de média para escura. Entre as peças-chave, salopetes, macacões utilitários, jaquetas matelassadas e trench coats. A coleção é bem comercial e urbana e para isso utiliza materiais práticos como além do jeans moletom, sarja, tricô e nylon.
O estilista Mário Queiroz, um dos poucos a se concentrar em moda masculina que permaneceram na SPFW, apresentou uma coleção inspirada no selvagem, simbolizada pela imagem do pelo e da pele de animais. Apesar de repetir os tons de castanhos e cinzas que permeiam a semana de moda já um pouco cansativos , o estilista conseguiu chegar a um bom termo tanto para o homem mais jovem, que encara uma calça superjusta, quanto para o mais clássico, que veste casaco de lã e alfaiataria. Há uma incrível quantidade de peças: parkas (casacos com capuz), casacos com muitos bolsos, jaquetas, blazers, tricôs leves que vão aos pés a até ponchos. A silhueta é correta e a camisaria cai muito bem. A sisudez da dupla calça e camisa cai por terra com a divertida estampa de cachorrinhos. Terminando a noite de ontem, Samuel Cirnansck e Cavalera.
Hoje, fechando a semana de moda, Isabela Capeto com dois desfiles em sua loja para apenas 120 pessoas , a estreante Priscila Darcit, o curitibano Jefferson Kulig, Huis Clos, V.Rom e Do Estilista, estréia de Marcelo Sommer em sua nova marca.