• Carregando...

Uma modernização do parque tecnológico da Polícia Federal (PF)suspendeu a emissão de passaportes desde a última sexta-feira (21). No Paraná, os serviços de agendamento e emissão do documento voltam a ser realizados na terça-feira (25). Segundo a assessoria de imprensa da PF, a previsão é de que a atualização dos sistemas se encerre às 6 horas de terça, quando os serviços ficariam normalizados.

A PF orienta que os postos de atendimento fiquem abertos nesta segunda-feira (24) para atender as pessoas que eventualmente tenham feito o agendamento para este dia. As unidades também devem estar preparadas para a emissão de passaportes em caso de urgência. A entrega dos documentos que já estão prontos nas unidades da PF só será feita para as pessoas que comprovarem necessidade de receberem o documento neste dia.

Novo modelo

Desde o dia 10 de janeiro, as oito unidades da PF no Paraná já emitem o novo modelo de passaporte, que tem um chip. O dispositivo inserido no documento traz as mesmas informações pessoais que constam na página de identificação, além dos dados biométricos (fotografia e impressões digitais) do usuário. Além do chip, outros itens foram inseridos para trazer mais segurança, entre eles mapas do Brasil na contracapa que só podem ser vistos quando o documento é exposto à radiação ultravioleta.

Segundo a PF, futuramente os documentos poderão ser utilizados em terminais automatizados de controle migratório, o que agiliza o fluxo de passageiros durante a fiscalização. Além do Brasil, todos os países da União Europeia, Estados Unidos, Austrália e África do Sul utilizam documentos com o dispositivo eletrônico.

Não há necessidade de trocar os passaportes convencionais, que continuam valendo para as viagens internacionais até o prazo final de validade que consta no documento. A taxa para emissão do documento é de R$156,07.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]