O ministro Guido Mantega (Fazenda), que desde sempre enche os ouvidos de Lula contra "os tucanos" do Ipea, ganhou companhia. Recém-chegado ao governo, Roberto Mangabeira Unger tem repetido por onde passa que os economistas do instituto, agora subordinado à Secretaria de Planejamento Estratégico, são "muito conservadores". O alvo do professor de Harvard é o chamado Grupo de Conjuntura, no qual pontificam nomes como Fábio Giambiagi – conhecido, entre outras posições, pelo remédio amargo que receita para a crise da Previdência. Na contramão de mensagens tranqüilizadoras emitidas antes da posse, Mangabeira já manifestou a mais de um auxiliar de Lula a intenção de promover uma limpa no Ipea.

CARREGANDO :)

****

O filho é teu – Quando o tema Mangabeira veio à tona no Planalto dias antes da posse do professor, Lula virou-se para Dilma Rousseff e avisou com bom humor: "O primeiro problema que der quem vai resolver é você". A ministra ia responder, mas o presidente cortou: "E pode chamar o Tarso, que é outro pai da criança".

Publicidade

Índex 1 – No ranking das decepções de Renan Calheiros (PMDB- AL), Aloízio Mercadante (PT-SP) ocupa hoje o primeiro posto. O presidente do Senado enxerga o dedo do petista em sucessivas derrotas que lhe foram impingidas.

Índex 2 – Renan não se cansa de dizer que ajudou Mercadante na época do famigerado dossiê contra os tucanos. Lembra também que contrariou o PMDB para lhe dar o comando da poderosa Comissão de Assuntos Econômicos.Multiuso – Quem conhece Cláudio Gontijo acha que será inócuo o cruzamento que os relatores do caso Renan pretendem realizar entre liberações para a Mendes Júnior e pagamentos a Mônica Veloso. O lobista, diz um senador, é um "genérico" que não atua apenas para a empreiteira à qual está formalmente ligado.

Tarefeira – Os pitbulls de Renan começam a acreditar que foi mau negócio aceitar Marisa Serrano (PSDB-MS) na trinca de relatores. Embora afável, ela dá sinais de que jogará afinada com a cúpula tucana – que já foi mais sensível aos apelos de Renan.Nem lá... – A base governista negocia fórmula para solucionar o impasse na votação da medida provisória que cria o Instituto Chico Mendes. O PMDB insiste que novas áreas de proteção tenham de ser aprovadas pelo Congresso, idéia da qual a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) não aceita nem ouvir falar.

... nem cá – Pela proposta de acordo costurada com a ajuda do relator da Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), a criação de uma área de proteção ambiental estaria condicionada à prévia desapropriação das terras particulares nela incluídas. Tudo para garantir uma indenização mais rápida aos proprietários rurais.

Fronteira 1 – Balanço a ser divulgado amanhã pelo TSE destaca municípios que estão próximos de atingir 200 mil eleitores, mínimo exigido por lei para haver a possibilidade de realização de segundo turno. Entre eles, Guarujá (SP), Rio Branco (AC), Taubaté (SP), Vitória da Conquista (BA) e Uberaba (MG).

Publicidade

Fronteira 2 – Em Uberaba, por exemplo, faltam cerca de 2.500 eleitores para alcançar a marca. Como os números válidos para o pleito de 2008 serão fechados em maio, algumas cidades ainda podem subir para a "primeira divisão" – e outras, perder eleitores e o direito ao segundo turno.

Escudo – Ex-prefeito de Vitória, o deputado Luiz Paulo Vellozo Lucas (PSDB-ES) tenta emplacar o vereador Luciano Rezende (PPS), seu ex-secretário, como candidato opositor à reeleição de João Coser (PT). Se o afilhado não decolar nas pesquisas, o tucano não descarta a possibilidade de disputar de novo o cargo.

TIROTEIO

Do deputado federal LUIZ CARLOS HAULY (PSDB-PR), sobre a possível recondução ao cargo do ex-ministro das Minas e Energia afastado na esteira da Operação Navalha:

–Agora que Silas Rondeau vai voltar, Lula poderia aproveitar e reintegrar José Dirceu ao governo.

Publicidade