A série Os Caprichos, de Francisco Goya (1746-1828), estará no Museu Oscar Niemeyer (MON) a partir da próxima quinta-feira. São 80 gravuras produzidas entre 1797 e 1799, nas técnicas de água-forte, água-tinta, ponta seca e buria As informações são da Agência Estadual de Notícias.
Salvador López Becerra, diretor do Instituto Cervantes de Curitiba, instituição parceira na realização da mostra, explica que a coleção satiriza a sociedade espanhola do fim do século XVIII, especialmente da aristocracia e do clero, do sistema de valores, do imobilismo dos costumes e da superstição.
A diretora do MON, Estela Sandrini, chama a atenção para o fato de que Goya, um requisitado e consagrado pintor, migrou para a gravura, modalidade artística em que se revelou tão talentoso como no uso de pincel e tinta sobre as telas. Na avaliação de Estela, que também é artista visual, os Caprichos são misteriosos e contêm segredos que atravessam os séculos a seduzir, a provocar e a desafiar mulheres e homens.
Serviço
Abertura: 26 de janeiro, às 19 horas. O ingresso é gratuito durante a inauguração. Em cartaz até 24 de abril de 2012 no MON - Rua Marechal Hermes, 999 - Centro Cívico Curitiba. Horário: 10 às 18 horas, de terça a domingo. Ingressos: R$ 4 e R$ 2 (no primeiro domingo de cada mês a entrada é grátis).
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora