Passadas as comemorações do Natal, cariocas e turistas já se preparam para o ano-novo no Rio. Só em Copacabana, que costuma receber um público estimado em dois milhões de pessoas, estão sendo preparados quatro palcos com atrações para entreter a multidão que for receber 2012 por lá. A queima de fogos vai durar 16 minutos e 32 segundos. Ao todo, serão usadas 27.180 bombas, medindo entre 4 e 12 polegadas. Elas pesam 24 toneladas e serão instaladas em 11 balsas, posicionadas lado a lado, a cerca de 300 metros da linha de arrebentação. A queima de fogos será feita em seis fases. A montagem dos fogos nas balsas começa nesta segunda-feira, em um cais da Ilha do Governador. A previsão é de que as balsas comecem a ser rebocadas para Copacabana às 5h do dia 31, e de que todas elas já estejam posicionadas até as 16h. Ao todo, 14 transatlânticos acompanharão a queima de fogos contra nove do ano passado. Os detalhes da festa foram divulgados pelo secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.
O réveillon de Copacabana está custando R$ 17,2 milhões, dos quais R$ 14 milhões bancados por patrocinadores. Uma das grandes novidades do ano é o palco principal que será instalado em frente ao Hotel Copacabana Palace. Batizado de palco Sol, ele terá um formato diferente do que o público está acostumado. Ele será todo branco, e dele serão projetadas as imagens. Segundo o cenógrafo Abel Gomes, que dirige a parte artística do evento, esse recurso é conhecido como projeção mapeada. Pela primeira vez, o réveillon de Copacabana terá um site (www.copacabanareveillon.com) com detalhes do evento e depoimentos dos artistas que vão participar da festa.
Além do palco Sol, haverá o palco Água, em frente à Rua Santa Clara; o palco Oi, que ficará em frente à Xavier da Silveira; e o palco Coca-cola, no Leme. Entre as atrações do palco principal está o frânces David Guetta, que se apresentará por volta de 1h40m. Os shows no palco sol começam às 18h, com apresentação de Otaviano Costa. Entre as outras atrações do palco estão Beth Carvalho, O Rappa, Latino e a bateria da Beija-Flor.
Entre os temas da queima de fogos deste ano estão energia solar, água, fauna e flora, vento e otimismo. Cada uma dessas fases será representada por formas e cores diferentes. O espetáculo será piromusical, com a trilha sonora que está sendo desenvolvida desde setembro pelo DJ João Brasil, radicado em Londres. Também haverá projeções de raio laser, completando os efeitos especiais.
Copacabana não será o único local a receber festa de réveillon. A grande novidade esse ano é a queima de fogos que a prefeitura realizará para comemorar a pacificação da favela da Rocinha. Os fogos deverão ser detonados, provavelmente, do telhado do antigo Hotel Nacional. Também estão previstas queima de fogos na Praia do Flamengo; na árvore da Bradesco Seguros, na Lagoa; no Piscinão de Ramos; na Praia de Sepetiba; e na Ilha do Governador.
Além dos palcos de Copacabana, haverá outros nove na capital: Barra da Tijuca, Flamengo, Piscinão de Ramos, Penha, Ilha do Governador, Paquetá, Barra de Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Sepetiba. Outro ficará em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.
Veja abaixo a programação dos shows:
1. Palco Copacabana, em frente ao Copacabana Palace (apresentador Otaviano Costa):18h - DJ João Brasil
20h - Beth Carvalho22h - O Rappa
0h - Queima de fogos
0h16m - Latino
1h40m - David Guetta
3h - Beija-Flor de Nilópolis
2. Palco Copacabana, na altura da Rua Santa Clara (apresentadora Fiorella Mattheis):18h - Início da programação musical
19h - Baia
20h30m - Sargento Pimenta
22h15m - Moraes Moreira
0h - Queima de fogos
0h16 - Blitz
2h - Unidos da Tijuca
2h30m - Estação Primeira de Mangueira
3h - Encerramento
3. Palco Leme (apresentador Marcelo Salsicha):
18h - Banda Na lata
19h - DJ Tati da Vila
21h - DJ Marcelinho da Lua
22h40m - Banda Coca-Cola
0h - Queima de fogos
0h16 - Banda Coca-Cola + DJ Negão
0h40m - Marcelinho da Lua + Ângelo B
2h - DJ Tati da Vila
3h - Encerramento
4 - Palco Barra, em frente à Praça do Ó (apresentador Eri Johnson):20h30m - Farofa Carioca
22h15m - Biquini Cavadão
0h - Queima de fogos
0h20m - Bangalafumenga
2h20 - Acadêmicos do Salgueiro
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora