Um morador do bairro Boa Vista, em Curitiba, acorrentou-se a uma árvore para impedir que ela seja cortada. O comerciante Carlos Eduardo Andersen, 37 anos, está na Rua João Havro, desde as 7 horas desta segunda-feira (5) e afirmou que sairá do local somente quando tiver a garantia de que a paineira não será cortada.
Andersen afirmou que a poda teve início na última sexta-feira (2) e que a planta seria devastada na terça-feira (6). A paineira tem aproximadamente 70 anos.
Segundo ele, alguns moradores estariam incomodados com a sujeira e o estrago das calçadas e pediram a poda. "A árvore não está podre ou doente. Não entendo o motivo do corte", afirmou o manifestante.
Outros moradores apoiam o movimento do comerciante. Um grupo de 30 pessoas fez um abaixo-assinado e tenta obter na Justiça um mandado de segurança para impedir o corte.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente informou que engenheiros da pasta constataram que a árvore compromete a parte estrutural das casas. O corte havia sido autorizado por esses motivos.
Mas, por causa do protesto, o corte da árvore foi suspenso temporariamente. Uma nova avaliação da paineira será feita nos próximos dias. A prefeitura afirmou também que existe um abaixo-assinado dos moradores pedindo o corte.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora