Todos os dias, o segurança Luiz Vieira da Silva, 40 anos, passa algumas horas em frente a um monitor. Da sala com ar condicionado, ele controla a movimentação nos cerca de 560 mil metros quadrados do loteamento Vitória Régia, na Cidade Industrial de Curitiba (CIC) o primeiro a adotar um sistema de vigilância por câmeras na cidade, semelhante ao instalado pela prefeitura no calçadão da Rua XV. A diferença é que as câmeras do Vitória Régia foram instaladas pelo Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) local. O sistema é operado por 15 moradores que atuam como voluntários e chegam até a atender algumas "ocorrências".
Desde janeiro, são quatro câmeras instaladas em pontos estratégicos do loteamento.
Para o presidente do Conseg do Vitória Régia, Círio Gomes Ferreira, o sistema não invade a privacidade dos moradores. Somente ele e Luiz conhecem a senha que permite reproduzir as imagens. "Jurei confidência. Morro abraçado, não revelo nada", garante Luiz. Segundo ele, a sala de controle também é monitorada por câmeras, já que o bairro é vigiado ininterruptamente. Além das câmeras, o Conseg Vitória Régia conta com um sistema de alarmes, instalados em 100 residências, uma viatura e uma moto para vigilância.
Prefeitura vai analisar se medida é regular
A prefeitura de Curitiba negou ter dado autorização para o Conseg Vitória Régia instalar câmeras. "Se estiver irregular, vamos tentar regularizar", afirmou o administrador da Regional CIC, José Dirceu de Matos, que considera a iniciativa válida. Por meio de sua assessoria, a Secretaria Municipal de Urbanismo informou que qualquer instalação depende de autorização prévia, sob pena de multa de R$ 400 e retirada do equipamento.
Tombo na popularidade coloca Lula em risco e governo tenta reagir com mais populismo
Congresso se movimenta para mexer nas regras eleitorais, de olho em 2026
Bolsonaro passa Lula e Michelle desponta em nova pesquisa para 2026
Departamento de Musk revela recurso do Tesouro que dificulta rastreio de trilhões do orçamento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora