Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
oeste do paraná

Moradores de Foz fazem protesto para pedir obras em cruzamento da BR-277

Um protesto no final da tarde desta quarta-feira (15) no cruzamento da BR-277 com a Avenida Paraná - em Foz do Iguaçu - reuniu dezenas de pessoas. A população pede a construção de um viaduto ou de trincheiras que aliviem o trânsito na região | Christian Rizzi/Gazeta do Povo
Um protesto no final da tarde desta quarta-feira (15) no cruzamento da BR-277 com a Avenida Paraná - em Foz do Iguaçu - reuniu dezenas de pessoas. A população pede a construção de um viaduto ou de trincheiras que aliviem o trânsito na região (Foto: Christian Rizzi/Gazeta do Povo)

Um protesto no final da tarde desta quarta-feira (15) no cruzamento da BR-277 com a Avenida Paraná, em Foz do Iguaçu, reuniu dezenas de pessoas. A população pede a construção de um viaduto ou de trincheiras que aliviem o trânsito em um dos entroncamentos mais movimentados da cidade. O trevo, que em horários de pico leva cerca de meia hora para ser cruzado, também dá acesso à Ponte da Amizade, principal ligação entre o Brasil e o Paraguai.

A campanha inicialmente organizada pelo vice-presidente do Conselho Municipal de Turismo, Paulo Angeli, ganhou grande repercussão nas redes sociais. Em apenas um dos perfis no Facebook, o convite para a manifestação teve quase 400 compartilhamentos. "A população tem que exigir os seus direitos e pressionar os responsáveis. Existe muito interesse por trás disso tudo, desde o governo até a concessionária", comentou ao reclamar também da construção de um totem no trevo.

O pedido de melhorias já se estende por cerca de dois anos. Em agosto do ano passado, várias entidades se uniram para propor uma solução. A prefeitura elaborou um projeto para a construção de uma trincheira, cuja obra foi avaliada em R$ 3 milhões. A ideia recebeu aval de técnicos e engenheiros da Concessionária Ecocataratas e também do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura), mas não foi aceita pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagem).

Em nota, a Ecocataratas, responsável pela administração de parte da rodovia, informou que o totem instalado no trevo é uma obrigação prevista no contrato de concessão assinado com o governo do estado, e faz parte da identidade visual do lote 3 do Anel de Integração, que se inicia naquele trecho, e que a estrutura sempre existiu desde o início da concessão, agora apenas substituída por uma nova.

Quanto à construção dos viadutos reivindicados, afirmou que tais obras nunca fizeram parte das obrigações previstas no contrato de concessão. Sendo assim, qualquer obra de ampliação, como viadutos ou trincheiras, que não faça parte destas obrigações, só pode ser realizada com a autorização do Governo do Paraná. "A Ecocataratas está negociando a inclusão da construção de viadutos no perímetro urbano de Foz no contrato de concessão."

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.