Um protesto contra a falta de segurança parou o município de Pérola, a 40 quilômetros de Umuarama, no Noroeste do estado, na manhã desta terça-feira (27). Segundo a organização do manifesto, aproximadamente 4 mil pessoas participaram do protesto, que ocorreu das 10h até as 11h30.
Os comerciantes fecharam as portas, estudantes e funcionários de outros setores também participaram. A principal reivindicação dos moradores é o aumento de segurança na cidade.
O número de ocorrências policiais cresceu nos últimos meses e não há efetivo suficiente, de acordo com os manifestantes, para coibir os casos. A maioria das ocorrências é de furtos e roubos, que antes quase não existiam e agora são praticamente diários.
O colégio estadual Nestor Victor foi assaltado cinco vezes somente neste mês de fevereiro. No último sábado (24), sete - dos dez presos que estavam na cadeia de Pérola fugiram e ainda não foram recapturados.
Foi redigida uma carta, após o protesto, que os manifestantes vão enviar para a secretária de Segurança Pública do Paraná (Sesp), pedindo mais policiais e viaturas para a cidade.