Os moradores de Ponta Grossa, região dos Campos Gerais, não estão conseguindo comprar remédios com os descontos oferecidos pelo programa Farmácia Popular, do governo federal.
De acordo com reportagem do Paraná TV, as farmácias particulares que fazem parte do sistema recebem oito medicamentos para hipertensão e um para diabetes, tudo a preços bem mais baixos. Os consumidores teriam direito a descontos de até 90%.
Em Ponta Grossa, das 110 farmácias da cidade, 40 demonstraram interesse em participar, mas até agora nenhuma assinou o convênio. Como a burocracia é grande e os farmacêuticos ainda têm dúvidas sobre o manual do Ministério da Saúde, o sistema deve demorar para entrar em funcionamento.
Em Londrina, no Norte do estado, os pacientes também enfrentam dificuldades para comprar remédios com desconto. As farmácias da cidade até se cadastraram, mas o sistema de informática interligado ao do Ministério da Saúde não está funcionando e ninguém sabe quando a situação vai estar regularizada.
Em várias cidades do estado, a lista com o nome dos medicamentos, divulgada pelo ministério, pode ser encontrada nas farmácias conveniadas. Qualquer pessoa que tenha a receita médica pode comprar os remédios indicados. Basta dar o número do CPF.
A redução de preços vale para genéricos e também medicamentos de marca, de vários laboratórios. Por enquanto, apenas algumas redes aderiram ao programa. Veja na página do Paraná TV onde encontrar os remédios baratos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião