• Carregando...

Cerca de 50 moradores de São José dos Pinhais, na região de Curitiba, destruíram no começo da tarde deste sábado (2) um portão que bloqueava o trânsito em uma estrada secundária que dá acesso à BR-277 sem passar pelo pedágio. A Guarda Municipal foi chamada para conter o tumulto, mas quando chegou só restavam restos de madeira e concreto.

Segundo alguns moradores que participaram da manifestação, um acordo entre a Prefeitura de São José dos Pinhais, o Ministério Público e a concessionária Ecovia que previa isenção da tarifa na praça de pedágio não estaria sendo cumprindo.

A estrada municipal dá acesso à residência de pelo menos 400 famílias. Representantes da comunidade fizeram há cerca de dois anos o acordo de isenção, em compensação a estrada municipal seria bloqueada.

A Ecovia informou, por meio de sua assessoria, que mais de cem famílias são beneficiadas pelo acordo e que não irá posicionar sobre a destruição do portão, que seria assunto da prefeitura.

Destruição

O portão alvo de protestos foi construído pela prefeitura. Ele era fechado por correntes e cadeado. A chave ficava com o proprietário de uma fazenda vizinha. Muitos moradores alegam que tinham que fazer um caminho bem maior para desviar do portão fechado, além de pagar pedágio para entrar e sair da região.

No momento da destruição, três guardas municipais estavam no local. Um deles chegou a disparar tiros para o alto para tentar conter os moradores. A ação só foi contida com a chegada de mais guardas, mas o portão já estava no chão.

De acordo com o coordenador da guarda, Arildo Sebastião de Andrade, os guardas devem permanecer no local para evitar o trânsito até que um novo portão seja construído.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]