Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
tragédia

Moradores do Bumba que perderam as casas vão ganhar novas moradias

As casas que os moradores do Morro do Bumba em Niterói, na Região Metropolitana no Rio, vão receber e faziam parte do programa de arrendamento familiar, do governo federal, foram transferidas para o programa "Minha casa minha vida".

O governo do estado anunciou que todas as famílias que sobreviveram ao deslizamento vão ganhar casas novas. O local e a quantidade de imóveis em Niterói serão determinados na segunda-feira (19). Neste sábado (17), o deslizamento completa dez dias.

Segundo o vice-governador, Luiz Fernando Pezão, com essa mudança, os novos proprietários não terão que pagar pelas casas.

"A gente está cadastrando, sábado e domingo, para não deixar ninguém de fora que tenha saído daqui. Estamos finalizando, acredito que em mais dez dias a gente resolva esse problema", disse o vice-governador.

Neste sábado (17), Pezão e o ministro das Cidades, Márcio Fortes, visitaram o local. O governo do estado anunciou que os moradores vão ganhar novas casas, mas a quantidade vai ser anunciada na segunda-feira (19).

Os trabalhos dos bombeiros estão acelerados porque o tempo ajuda: já foram removidos 45% da terra do deslizamento no morro.

A Defesa Civil do estado trabalha agora com uma lista de desaparecidos feita junto com a Defensoria Pública e as equipes de Médicos de Saúde da Família, mas não divulgou o número de desaparecidos.

Com os bombeiros, um exército de voluntários trabalha desde o primeiro dia. Eles ficaram responsáveis pela alimentação e oferecem água e café para mais de 200 pessoas.

"Desde quinta, quando a gente soube do desmoronamento, a gente entrou em contato com a Defesa Civil para poder ajudar", contou um morador.

Neste sábado, um morador foi até sua casa interditada para pegar roupas:

"Eu e minha esposa temos medo. Por mais que não tivesse interditado aqui é área de risco, entendeu? Na encosta, então, a gente tem que ver o que é melhor para a gente agora né?"

Mas muitos vizinhos estão correndo risco, como mostrou na sexta-feira (16) o RJTV.

"Ninguém me deu nada que pudesse comprovar que eu possa ficar em casa ou que eu tenha que sair de casa", disse uma moradora.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.