Moradores de bairros rivais da Zona Oeste de Londrina, região Norte do Paraná, que conviviam há anos com tiroteios, fizeram um pacto de paz determinado por chefes do tráfico.
Com o acordo, depois de muitos dias de apreensão, finalmente o dia foi tranqüilo, sem tiroteios nos bairros mais violentos de Londrina. Segundo reportagem do Paraná TV, na segunda-feira (31), moradores foram para as ruas e fizeram o acordo para suspender confrontos entre gangues rivais. Os tiroteios começaram como disputa entre os traficantes e acabaram virando uma rotina de violência.
A polícia tinha dificuldade para patrulhar os bairros e as trocas de tiros eram freqüentes, tirando a vida de dezenas de pessoas, muitas inocentes.
A rivalidade nos bairros se repetia nas cadeias, onde integrantes das gangues rivais são mantidos em setores diferentes, para evitar o confronto. A ordem para suspender os tiroteios foi dada por eles.
Pelo acordo, os moradores voltam a circular livremente pelos bairros, como já ocorreu na segunda-feira. No próximo domingo, Dia dos Pais, um torneio de futebol vai reunir os moradores.
Também em função do acordo, foi suspensa a proposta em discussão entre moradores, vereadores e Prefeitura de Londrina, que pretendia desapropriar 40 casas da Favela Pantanal que ficavam na linha de tiro entre os traficantes.Veja em vídeo a opinião dos moradores e a crítica do presidente do conselho comunitário de segurança