Cerca de 30 moradores fecharam, nesta sexta-feira (17), com pneus e pedaços de madeiras, parte da BR-412, na região da Prainha, trecho que liga Caiobá ao Ferryboat de Guaratuba. Os manifestantes reivindicam melhorias em obras executadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER).
Segundo o morador Renato Funke, a principal reivindicação é para a construção de ciclovias e acostamento na rodovia, que passa por obras de contenção de uma área de encosta que ameaçava desabar. "Antes não havia nenhuma melhoria, agora eles construíram uma canaleta de 15 centímetros ao lado da pista, acabando com o acostamento. Isto aqui está muito perigoso, não tem como ciclistas e pedestres passarem pelo local, sem contar que retiraram toda a área de escape dos carros em caso de emergência", explicou.
De acordo com o superintendente da superintendência Regional Leste do DER, Ricardo Barros, os projetos que atendem às reivindicações dos moradores já estão em andamento. Conforme Barros, o 1º lote da obra, que corresponde a 600 metros dentro de Matinhos, já foi concluído com a construção de calçada e ciclovia. O 2º lote, que liga Matinhos a Caiobá, está com o projeto pronto. Já o trecho onde ocorreu a manifestação está com o projeto em fase de elaboração e a sua execução depende de sua inclusão no Orçamento de 2009. "Por ser uma obra pedida pelo próprio Governador, Roberto Requião, e o secretário especial dos transportes, os recursos para a sua conclusão deverão constar no orçamento de 2009", afirmou Barros.
Cerca de 100 motoristas tiveram que ficar parados no local por cerca de duas horas. A Polícia Rodoviária Estadual foi para o local, porém só observou para que a situação permanecesse tranqüila.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora