Moradores da região nordeste de Belo Horizonte protestam no fim desta terça-feira (23) no trecho da Avenida Cristiano Machado que ficou inundado no período da manhã por causa da forte chuva. Eles reclamaram dos prejuízos causados pela inundação. Às 19h, o protesto interditava duas das quatro faixas da Avenida Cristiano Machado no sentido centro-bairro, de acordo com a Polícia Militar (PM). O protesto é na altura do número 7.750, no bairro 1º de Maio.
Cerca de 200 pessoas participam do protesto, de acordo com a PM. Os manifestantes queimaram pneus e colchões no meio da rua. O Corpo de Bombeiros esteve no local para apagar o fogo.
De acordo com Serviço de Limpeza Urbana (SLU), cerca de 30 toneladas de asfalto se soltaram devido às chuvas na região. A retirada do entulho começou a ser feita e a previsão é que termine nesta quinta-feira (25), segundo a SLU.
Morte e desabamento em Belo Horizonte
Uma pessoa morreu por causa das fortes chuvas na madrugada desta terça-feira (23), na Região Metropolitana de Belo Horizonte. As informações são da Polícia Militar (PM). Ainda segundo a corporação, o corpo do homem foi encontrado às margens do córrego do Onça, na altura da Rua Cinquenta, no bairro Ouro Minas, na região da Pampulha.
Os bombeiros retiraram o corpo do córrego e informaram que o homem teria morrido afogado. De acordo com informações Batalhão de Trânsito de Belo Horizonte, vários pontos da cidade ficaram alagados. Na capital, a Avenida Cristiano Machado, na região nordeste, foi um dos principais pontos de enchente. No local, cerca de 40 pessoas ficaram ilhadas em cima de um ônibus de viagem.
Já na região da Pampulha, também em BH, uma criança e dois adultos ficaram feridos depois que um barranco cedeu na manhã desta terça-feira (23) e atingiu uma casa no bairro Ouro Preto. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital de Pronto-Socorro João XXIII, na capital.
Segundo a assessoria do hospital, nenhuma das vítimas sofreu fraturas. O estado de saúde delas é estável. Ainda de acordo com a assessoria, os três passaram por exames e devem ter alta nesta quarta-feira (23).
De acordo com o meteorologista Arthur Chaves, da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), entre as 23h desta segunda-feira (22) e às 8h desta terça-feira (23) choveu mais da metade do esperado para o mês de novembro em Belo Horizonte. Ainda segundo o especialista, durante estas nove horas choveu cerca de 140 milímetros na capital. A média de chuvas esperada para novembro em BH é de 241 milímetros.