Cerca de 100 moradores do bairro Boqueirão, Curitiba, bloqueiam parcialmente a Rua Bley Zorning em protesto contra um pedido de reintegração de posse feito pela empresa América Latina Logística (ALL) desde as 10h30 desta quarta-feira (3). Segundo a líder comunitária Cátia Cristina dos Santos, um acordo firmado entre a ALL e a Companhia de Habitação de Curitiba (Cohab) pretende realocar os moradores em locais distantes, como o bairro Tatuquara, e os manifestantes seriam contra.
Cátia reconhece que o local onde ela mora, na Rua Pastor Carlos Frank, é de propriedade da ALL. "Toda o terreno é invadido", conta. "Faz mais de 40 anos que a primeira pessoa se instalou aqui". O problema, segundo ela, é que os moradores, a maioria catadores de lixo reciclável, podiam ser assentados em um barracão localizado no Boqueirão, no Linhão do Emprego. "Querem mandar a gente lá pra longe, enquanto tem esse barracão da prefeitura abandonado aqui", reclama. "Todo mundo aqui trabalha no Boqueirão, não pode ser levado para outros bairros".
Ela não soube dizer se a reintegração de posse já foi determinada pela Justiça. A reportagem aguarda a versão da ALL, que deve ser repassada pela assessoria de imprensa.
O protesto deve durar até a tarde. Como o bloqueio é apenas parcial e a via não registra muito movimento, o trânsito flui com pouca dificuldade.
Mais informações em breve
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião