A falta de segurança levou os moradores de um bairro de Divinópolis (MG) a construir um muro na rua para tentar se proteger da ação dos criminosos.
Nem o cachorro bravo e os cadeados por todos os lados impediram que a casa da técnica de enfermagem Evana Santos fosse arrombada três vezes neste ano.
"Eu tive que deixar um emprego para ficar tomando conta da casa. Tudo o que a gente colocava, os ladrões roubavam", disse.
Por vários anos, os moradores esperaram uma solução das autoridades. "Chamamos a polícia, procuramos a prefeitura, mas não adiantou", afirmou o morador Mauri Azevedo.
Cansados de promessas, os moradores decidiram resolver o problema. "A gente se uniu para fazer o muro e a segurança ficou bem melhor", contou o empresário João Carlos Júnior.
O paredão de três metros de altura protege o fim da rua, que fica às margens de um rio e do pátio da prefeitura. A Polícia Militar informou que, desde agosto, a segurança no bairro foi reforçada. E que de lá para cá, houve uma redução de 70% nos crimes violentos, em relação ao ano passado.
Segundo a Secretaria de Operações Urbanas de Divinópolis, o muro é irregular. Mas a prefeitura não pretende demolir a construção antes de conversar com os moradores e com o Ministério Público.