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Saneamento

Moradores querem ressarcimento por alagamento

Os moradores do Bairro Alto, em Curitiba, que viram suas casas alagadas devido ao rompimento de um duto da rede de abastecimento da Sanepar, na última terça-feira, tiveram um dia mais tranqüilo ontem. O incidente aconteceu enquanto técnicos verificavam um princípio de vazamento na Rua José de Oliveira Franco. Foi o aposentado José Higino Bacili quem avisou a Sanepar sobre o vazamento. "O quarto de ferramentas estava sempre com o chão molhado e notávamos que a água vinha da rua", conta.

Bacil não calculou o prejuízo que a família teve. O nível da água subiu aproximadamente 20 centímetros no quintal, onde também encontra-se uma serralheria. "A água descendo pela rampa parecia uma cascata. Faltou um centímetro para a água não entrar em casa", relata. Duas máquinas de solda foram molhadas durante o alagamento. O aposentado aguarda o equipamento estar seco para ligá-lo. Caso as máquinas não funcionem, Bacili calcula um prejuízo mínimo de R$ 6 mil.

Para a dona de casa Ely dos Santos Lima o dano foi menor. "Era muita água, mas conseguimos desviar o curso dela para a lateral da casa. Não foi tanto prejuízo, mas foi assustador", explica. De acordo com Ely, os técnicos da Sanepar foram muito prestativos.

O transtorno não ficou apenas com os moradores da Rua José de Oliveira Franco. A rede de esgoto não suportou o volume de água e fez com que ralos de residências da Rua Adílio Ramos transbordassem. "A água voltou pelo esgoto com um cheiro horrível. Conseguimos contê-la para não entrar em casa", conta Dirce do Rocio Oliveira. Ela explica que o seu maior prejuízo ainda está por vir. "Toda a tubulação está entupida com lama e tenho medo que chova. Estamos esperando uma posição da Sanepar para resolver o problema, caso contrário teremos que quebrar a calçada", explica.

De acordo com a Sanepar, o pedido de ressarcimento deve ser encaminhado à estatal junto com uma lista de danos. Um processo será aberto para analisar, verificar e julgar cada caso.

Serviço: o número 115 da Sanepar pode ser utilizado para solucionar qualquer dúvida sobre o ressarcimento de danos ou para notificar a estatal sobre vazamentos.

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