O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes flexibilizou o recolhimento domiciliar dos investigados e réus por incitação aos atos de 8 de janeiro de 2023. A decisão visa garantir que essas pessoas possam votar nos dois turnos das eleições municipais.
O ministro atendeu a um pedido da Defensoria Pública da União (DPU), que representa alvos da investigação sobre a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes.
Os investigados que usam tornozeleira eletrônica temiam que o sistema de monitoramento indicasse que eles não estariam cumprindo a ordem judicial ao irem ao local de votação devido à distância ou ao horário, argumentou a DPU.
As pessoas que receberam liberdade provisória devem cumprir uma série de medidas cautelares, como o recolhimento domiciliar noturno e durante os finais de semana.
Moraes determinou que os investigados poderão se deslocar ao seu colégio eleitoral no próximo domingo (6) e no próximo dia 27, nas cidades em que houver segundo turno, entre 9h e 11h.
“Ressalte-se o caráter provisório da presente decisão, que não dispensa a requerente do cumprimento das demais medidas cautelares a ela impostas”, ressaltou o ministro.
Neste caso, a decisão abrange apenas as pessoas que estavam acampadas na frente do quartel do Exército que são investigadas por suposta incitação aos atos de 8 de janeiro. Alvos de um inquérito diferente, os supostos executores não foram beneficiados pela ordem de Moraes.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Saúde de Lula ameaça estabilidade do Governo em momento crítico; acompanhe o Sem Rodeios
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora