Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
"Integrava associação criminosa"

Moraes dá liberdade provisória a autista preso após o 8 de janeiro

Advogados e familiares de presos em 8 de janeiro denunciam série de violações de direitos
Após seis meses dos atos violentos em Brasília, idosos, pessoas com comorbidades e mães de crianças pequenas seguem presos sem individualização das condutas (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Ouça este conteúdo

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liberdade provisória a Jean de Brito Silva, autista de 27 anos, preso em 9 de janeiro, no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília, com outras 1.200 pessoas. A decisão foi assinada nesta terça-feira (18), após diversos pedidos de soltura por parte da defesa.

Ao determinar a liberdade provisória, Moraes afirmou que, apesar de Jean ter-se unido a "uma associação armada" com o "objetivo de praticar crimes contra do Estado Democrático de Direito, notadamente a deposição do governo legitimamente constituído, que havia tomado posse em 1º de janeiro de 2023", por ser portador da síndrome do espectro autista e ter deficiência intelectual moderada, "a manutenção da prisão não se revela adequada".

Jean terá de usar tornozeleira e se apresentar todas as segundas-feiras perante às autoridades da Comarca de Juara (MT), local de sua residência.

Passados seis meses das depredações em Brasília, idosos, pessoas com comorbidades e mulheres com filhos menores seguem presos sem individualização das condutas. Entre as 253 pessoas que seguem detidas há várias que cumprem os requisitos da liberdade provisória.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.