• Carregando...

No condomínio da 3.ª Idade em Cascavel, no Oeste, a solidariedade une as mais de 50 pessoas que ali vivem. Inaugurado em 1994, o espaço é ocupado por idosos assistidos pela Secretaria de Assistência Social do município. Os moradores dizem estar felizes e afirmam que formam uma grande família.

José Alves de Lima, 89, e Maria da Conceição de Lima, 69, moram no local desde a inauguração. O casal só sai do condomínio para re­­ceber a aposentadoria, ir ao supermercado ou à missa. Próximo de completar 50 anos de casados e sem filhos, os dois passam os dias con­­versando com amigos e tomando chimarrão.

Dona Maria conta que até bem pouco tempo frequentava as aulas de alfabetização no salão comunitário do condomínio, mas como o marido ficou doente deixou de frequentar as aulas. "Eu não sabia escrever meu nome, agora já escrevo", conta. Ela diz que pretende voltar às aulas para aprender a ler e escrever assim que o esposo recuperar a saúde totalmente.

A aposentada Odete Padilha dos Santos, 73, também reside no condomínio desde a inauguração. Viúva há 41 anos, ela passa os dias pintando pa­­nos de prato e fazendo tapetes. "Ocu­­pa a cabeça da gente", diz. Ela também faz visitas a outros grupos de idosos com a equipe do Centro de Referência de Assis­­tência Social.

Os moradores demonstram preo­­cupação uns com os outros. "Às vezes um vizinho levanta meio tarde, então a gente vai ver se está tudo bem, um cuida do outro", diz José de Campos, 75, lembrando da própria história. Recentemente ele passou mal e precisou ser levado a um hospital da cidade. Como o aposentado mora sozinho teve o auxílio de dona Odete, que o acompanhou até a unidade de saúde. "Aqui é bom porque somos unidos", diz.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]