No condomínio da 3.ª Idade em Cascavel, no Oeste, a solidariedade une as mais de 50 pessoas que ali vivem. Inaugurado em 1994, o espaço é ocupado por idosos assistidos pela Secretaria de Assistência Social do município. Os moradores dizem estar felizes e afirmam que formam uma grande família.
José Alves de Lima, 89, e Maria da Conceição de Lima, 69, moram no local desde a inauguração. O casal só sai do condomínio para receber a aposentadoria, ir ao supermercado ou à missa. Próximo de completar 50 anos de casados e sem filhos, os dois passam os dias conversando com amigos e tomando chimarrão.
Dona Maria conta que até bem pouco tempo frequentava as aulas de alfabetização no salão comunitário do condomínio, mas como o marido ficou doente deixou de frequentar as aulas. "Eu não sabia escrever meu nome, agora já escrevo", conta. Ela diz que pretende voltar às aulas para aprender a ler e escrever assim que o esposo recuperar a saúde totalmente.
A aposentada Odete Padilha dos Santos, 73, também reside no condomínio desde a inauguração. Viúva há 41 anos, ela passa os dias pintando panos de prato e fazendo tapetes. "Ocupa a cabeça da gente", diz. Ela também faz visitas a outros grupos de idosos com a equipe do Centro de Referência de Assistência Social.
Os moradores demonstram preocupação uns com os outros. "Às vezes um vizinho levanta meio tarde, então a gente vai ver se está tudo bem, um cuida do outro", diz José de Campos, 75, lembrando da própria história. Recentemente ele passou mal e precisou ser levado a um hospital da cidade. Como o aposentado mora sozinho teve o auxílio de dona Odete, que o acompanhou até a unidade de saúde. "Aqui é bom porque somos unidos", diz.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora