• Carregando...

Atualizado em 05/01/2007 às 18h55

Morreu no começo da tarde desta sexta-feira (5), aos 67 anos, o ex-secretário de Habitação do Paraná e arquiteto Rafael Dely. Ele era considerado um dos principais colaboradores do ex-governador Jaime Lerner e um dos mentores de importantes projetos urbanos de Curitiba. O enterro será neste domingo, às 10 horas, no Cemitério Israelita, no Bairro Santa Cândida.

"Era um pessoa que tinha um nome internacional e um grande amigo", contou emocionado o ex-governador Jaime Lerner, que teve Dely como secretário. Os dois trabalharam juntos por mais de 40 anos. "Ele era um arquiteto excepcional, com muita sensibilidade. Curitiba e o Paraná devem muito a ele", afirmou Lerner, que veio a Curitiba para o enterro.

Além de secretário, ele foi presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) e da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar).

O arquiteto estava internado desde o dia 1º na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Nossa Senhora das Graças, em Curitiba. A causa da morte não foi divulgada oficialmente, mas seria falência múltipla de órgãos.

O prefeito em exercício e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci, decretou luto oficial por três dias em Curitiba.

Plano diretor

Nascido em Curitiba, o ex-secretário formou-se na 1° turma do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Dely foi um dos responsáveis pela implantação do Plano Diretor da capital, que estabelece as regras de urbanização. É de responsabilidade dele, por exemplo, o sistema trinário de vias, com uma canaleta exclusiva para o ônibus expresso, duas vias de tráfego lento adjuntas e com vias rápidas paralelas.

"Ele tinha uma marca que era sua criatividade. Isso fez com que ele conseguisse propor projetos importantes. Conquistou respeito em todo o país", descreveu Lerner.

Entre as áreas destacadas pelo ex-governador está a concepção de conjuntos habitacionais diferenciados. Seguido por diversas outras cidades, o sistema empregado na capital paranaense durante a gestão de Dely na Cohab dava preferência para os chamados vazios urbanos, com infra-estrutura pronta, casas com projetos diferentes e uso diferenciado, com estímulo de comércio e serviços.

Antes, os projetos habitacionais populares era distantes dos centros e com uma mesma arquitetura.

No governo

Dely foi secretário da Habitação entre 1995 e 2002, período em que Lerner era governador. Três projetos se destacaram em sua administração, a Vila Rural, a Casa Feliz e a Paraná Solidariedade. O primeiro visava possibilitar a compra de uma casa com um terreno para trabalhadores rurais. A idéia era que o proprietário pudesse tirar um renda extra com o terreno de 5 mil metros quadrados.

Já o programa Casa feliz era destinado para moradores urbanos com recebimentos de até cinco salários mínimos. No último, o foco eram os moradores de favelas de cidades com até dez mil habitantes. O diferencial era na forma de financiamento, caso uma família não conseguisse pagar uma prestação um "patrocinador" assumia as mensalidades da casa. Em sua gestão estima-se que foram construídas 60 mil casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]