O ex-governador do Paraná José Hosken de Novaes morreu na manhã desta terça-feira (31) aos 89 anos, em Londrina, Norte do Paraná. Ele estava internado desde setembro do ano passado e teve falência múltipla de órgãos, em decorrência de uma infecção generalizada. O velório acontece a partir das 13h na sede do Tribunal de Justiça de Londrina e o enterro está marcado para as 10h desta quarta-feira (1), no Cemitério Padre Anchieta, na cidade.
José Hosken de Novaes nasceu na cidade de Carangola, em Minas Gerais, em 07 de fevereiro de 1917. Aos 25 anos, mudou-se com a família para Londrina, Norte do estado, passando a se dedicar à advocacia. Sua entrada na vida política se deu após a queda de Getúlio Vargas e a entrada da redemocratização do Brasil em 1945, no fim do Estado Novo. Na época, foi partidário da União Democrática Nacional (UDN).
Elegeu-se prefeito de Londrina em 1963. Novaes governou a cidade até 1969. Nesse período, criou a Cohab e a Sercomtel, a companhia telefônica do município. Contudo, o ápice da sua trajetória na política se deu em 1979, quando era vice-governador e assumiu o governo estadual com a saída de Ney Braga, que era candidato ao Senado. Logo após, encerrou o seu ciclo político, passando a faixa do governo paranaense para o então governador eleito José Richa, em março de 1982.
No velório desta terça, o vice-governador Orlando Pessuti comparece representando o governador Roberto Requião.