Cristiano Ronaldo lamenta oportunidade perdida contra o Manchester City| Foto: EFE

O diácono Nildo Szabileski, de 72 anos, morreu na madrugada desta terça-feira (18), no bairro Xaxim, em Curitiba. Ele atuava na Paróquia São Pedro Apóstolo há 43 anos, dos quais nove como diácono.

CARREGANDO :)

Szabileski nasceu na cidade de Canoinhas, em Santa Catarina, e mudou-se para Curitiba em 1968. Segundo a filha dele, Fátima Maria de Santana, o pai dedicou a vida toda à Igreja Católica. "Ele sempre trabalhou efetivamente dentro das comunidades e, quando completou 50 anos, ele e minha mãe começaram a se dedicar ainda mais nessa questão religiosa", disse.

A formatura de diácono foi realizada em Curitiba, em 2003, e um dos bispos que acompanhou essa trajetória foi Dom Ladislau, segundo Fátima. Ela também conta que o pai atendia a nove comunidades dentro da paróquia e entre os trabalhos estava o auxílio em celebrações de eucaristia, casamento, batismo e visitas a hospitais e prisões.

Publicidade

O diácono é um auxiliar direto do padre e do bispo dentro da Igreja. Na hierarquia religiosa, ele exerce uma função abaixo do sacerdote. "Como pode se casar, ele tem forte atuação dentro das comunidades, como uma referência à família", explica Fátima.

A saúde de Szabileski já estava debilitada, segundo a filha dele. A causa da morte ainda não foi determinada, mas a família acredita que ele tenha sofrido um infarto. O corpo foi encontrado por familiares pela manhã.

O diácono será velado a partir das 19h desta terça-feira (18), na Paróquia São Pedro Apóstolo, que fica na Rua Engenheiro Wladislau Dec. Uma missa em homenagem ao diácono está programada para esta quarta-feira (19), às 9 horas. O sepultamento será às 11 horas, no Cemitério Municipal do Boqueirão, na Rua Waldemar Loureiro Campos, 2.977.