Londrina - O bispo emérito de Apucarana dom Domingos Gabriel Wisniewiski, de 82 anos, morreu na madrugada de ontem, de parada cardíaca. O religioso será enterrado hoje em uma cripta embaixo do altar da catedral da cidade. Além das diversas missas de corpo presente, celebradas ao longo do dia, os fiéis poderão prestar a última homenagem ao bispo em uma missa, marcada para as 10 horas. Diversos bispos do Paraná confirmaram presença na celebração.
Dom Domingos foi internado há 65 dias, em Apucarana, com uma pequena hérnia. Depois de alguns exames, foi constatada diverticulite. Alguns dias depois, o bispo foi transferido para Londrina no Hospital do Câncer , onde desenvolveu outros problemas de saúde, renais e pulmonares.
Titular da diocese de Apucarana durante 22 anos, dom Domingos foi o segundo bispo nomeado para a cidade, em 1983. O atual bispo de Apucarana, dom Celso Antônio Marchiori, ex-pároco em Curitiba, definiu dom Domingos como um homem sábio e humilde. "Foi um grande testemunho de fé, de humildade e de sabedoria. Eu o conheci por pouco tempo, pois faz apenas dez meses que estou na diocese, mas foi o tempo suficiente para ver nele um homem de Deus, amigo e companheiro", disse.
Wisniewiski nasceu em 2 de março de 1928, na cidade gaúcha de Guarani das Missões. Foi ordenado padre em Paris, na França, em 1955 e nomeado bispo auxiliar em 1975, em Curitiba. Em 1979 foi transferido para a diocese de Cornélio Procópio, onde permaneceu até 1983, quando assumiu a diocese de Apucarana, cargo ocupado até fevereiro de 2005.