Morreu nesta segunda-feira (30), o procurador de Justiça aposentado José Ivahy de Oliveira Viana, 66 anos, ex-corregedor-geral do Ministério Público do Paraná, entre 2003 e 2005. Natural de Irati (PR) e formado pela Faculdade de Direito de Curitiba, na turma de 1975, ingressou no MP-PR em 1978, iniciando sua carreia como promotor substituto na comarca de Assis Chateaubriand. Assumiu como promotor titular de Corbélia em 1979, tendo depois atuado em União da Vitória, Paranavaí, novamente em União da Vitória e, então, em Curitiba, para onde foi promovido em 1989. Na capital, trabalhou por nove anos nas Varas de Família, até tornar-se procurador de Justiça, em 1997.
Em setembro de 2001, foi eleito pelos membros do MP-PR para compor o Conselho Superior do Ministério Público. Em dezembro do mesmo ano, foi designado para atuar como subcorregedor-geral do MP-PR, cargo que ocupou até sua eleição como corregedor-geral, em 2003, período em que foi homenageado com títulos de cidadão honorário de Palmas e de União da Vitória. Viana deixa a esposa, Maria Jacinta Gonçalves de Oliveira Viana.
O corpo do procurador está sendo velado na Capela 4 do Cemitério Água Verde até as 5 horas da manhã de terça-feira (31). Em seguida, será trasladado para União da Vitória, onde será sepultado no Cemitério Municipal, às 14 horas do dia 31. O MP-PR decretou luto oficial de três dias em memória do procurador.
As informações são do Ministério Público do Paraná