A apresentadora Hebe Camargo morreu em casa neste sábado em São Paulo, aos 83 anos, vítima de parada cardíaca. Nos últimos dois anos, ela passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.
Nascida em Taubaté (SP), Hebe Maria Monteiro de Camargo Ravagnani começou a carreira cantando na primeira emissora brasileira, a TV Tupi. Estreou como apresentadora em 1955, no programa "O mundo é das mulheres", na TV Carioca, a primeira atração voltada para mulheres. Antes disso, havia substituído Ary Barroso num programa de calouros.
Depois, ficou afastada da TV por um período, até que em 1966 estreou o dominical que levava seu nome na TV Record. A atração contava com o músico Caçulinha e era líder de audiência. Foi responsável por dar espaço a novos talentos ligados à Jovem Guarda. Para dedicar-se ao filho, ficou afastada da televisão por dez anos, quando voltou a aparecer na TV Bandeirantes. Em 1986, entrava no ar pelo SBT o "Programa Hebe", comandado por ela até 2010. Em março de 2011, estreou na RedeTV.
Em mais de 60 anos na televisão brasileira, tornou popular a expressão "gracinha", usada para elogiar convidados. Outra marca de Hebe era dar selinhos nos entrevistados. Famosa como apresentadora, não abandonou a carreira musical. Após lançar três discos entre 1959 e 1966, compilou suas canções mais conhecidas no CD "Maiores sucessos", de 1995. Depois, lançou mais quatro discos. "Pra você" (1998), "Como é grande meu amor por você" (2001), "As mais gostosas da Hebe" (2007) e "Hebe mulher" (2010, ano em que participou do Grammy Latino).
Fim tumultuado
Último ano da carreira de Hebe foi tumultuado. Nomeada "madrinha da tevê brasileira" nos anos 1950, quando esteve ao lado de Assis Chateaubriand na cerimônia que marcou a chegada da televisão ao Brasil, Hebe não gozou do mesmo prestígio durante o último ano de sua carreira.
No final de 2010, após 25 anos no SBT, deixou a emissora de Silvio Santos por não conseguir uma proposta adequada de trabalho na renovação do contrato. Em março do ano seguinte, estreou seu novo programa na Rede TV!. "Silvio, eu sei que você não está me vendo, mas alguém te conta: fique pronto para a vida, porque a gente é capaz de amar e recomeçar sempre", lembrou nas gravações da atração, referindo-se a seu próprio recomeço profissional.
As complicações de sua saúde, no entanto, atrapalharam o desenvolvimento de sua trajetória na Rede TV!. Sempre bem-humorada, Hebe chegou a levar seu médico e uma enfermeira a seu programa no mês de abril, quando ainda se recuperava de uma cirurgia para a retirada de um tumor que causava obstrução no intestino.
Em junho, a Folha de S. Paulo publicou matéria afirmando que Silvio Santos havia convidado Hebe para retornar ao SBT e que a apresentadora estava há quatro meses sem receber pagamentos da Rede TV!. Segundo o jornal, o salário de Hebe, de R$ 500 mil, era o mais alto da emissora e ela recebia ainda uma participação de 50% nas ações de merchandising.
O contrato com a Rede TV!, que venceria em dezembro, foi rescindido em setembro, sob alegações de falta de pagamentos. Na última quinta-feira, o SBT anunciou que havia acabado de acertar o retorno dela junto ao empresário Cláudio Pessuti, sobrinho de Hebe, notícia que ela celebrou no Twitter: "Meus lindos, nem acredito!!! Estou de volta ao SBT, meu coração está disparado! Feliz, feliz, feliz, feliz".