Ex-prefeito de Lapa, Sérgio Augusto Leoni, faleceu na madrugada deste domingo (16) aos 76 de idade| Foto: Prefeitura de Lapa/Divulgação

Sérgio Augusto Leoni, ex-prefeito de Lapa, na região metropolitana de Curitiba, morreu nesta madrugada de domingo (16) aos 76 anos de idade, em decorrência de um ataque cardíaco fulminante. Leoni foi prefeito por três vezes e ganhou destaque no município por defender o patrimônio histórico da cidade.

CARREGANDO :)

Para Márcio Assad, empresário da área de cultura e turismo no município, o legado de Leoni não será esquecido pelos moradores do município. "A morte dele é mais que a perda de um lapiano, é a perda de um ícone paranaense", desabafou. Assad atuou como primeiro secretário de Cultura de Lapa, durante os anos de 1983 a 1989. Ele afirmou que a morte do ex-prefeito vai deixar uma lacuna muito grande na cidade.

A atual prefeita da Lapa, Leila Aubrift Klenk, lamentou a morte do ex-prefeito e decretou luto oficial na cidade e determinou que os museus e locais públicos de visitação turística fossem fechados neste domingo.

Publicidade

Histórico de vida

Sérgio Leoni nasceu no dia 20 de novembro de 1936 na Lapa. Filho de Pedro Passos Leoni e Alice Araújo Leoni, iniciou sua vida escolar aos sete anos no Colégio da Irmandade de São José, em sua cidade natal. Na adolescência, foi para Curitiba estudar no Colégio Estadual do Paraná e logo após cursou Agronomia na Escola Superior de Agricultura e Veterinária do Paraná.

Leoni exerceu três mandatos de prefeito em Lapa: de 1969 a 1972; de 1977 a 1982; e de 1989 a 1992. Em 1989, o ex-prefeito ajudou a tornar o centro de Lapa preservado oficialmente e o Instituto do Patrimônio Histórico Cultural (Ipahn) decretou o tombamento histórico da cidade. Durante os anos de 2001 e 2004, Sérgio Leoni foi vereador da cidade.

O ex-prefeito casou-se com Laura Bara, com quem teve quatro filhos: Sérgio Augusto Leoni Filho, Vanessa Bara Leoni, Beatrice Bara Leoni e Alessandra Bara Leoni. Sérgio e Laura tiveram seis netos: Vinícius, Miguel Ângelo, André, Gabriel, Ana Carolina e Pedro. O corpo de Leoni foi enterrado na tarde deste domingo.