• Carregando...
Leonardo Di Caprio apresenta documentário sobre o aquecimento global | Reprodução
Leonardo Di Caprio apresenta documentário sobre o aquecimento global| Foto: Reprodução

O número de mortos no trânsito caiu 5,58% no Paraná de 2005 para 2006. No ano passado, 1.540 pessoas perderam a vida em acidentes e no ano anterior as mortes chegaram a 1.631, segundo dados do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). Entre os jovens a redução foi maior. Em 2005, morreram 455 pessoas entre 18 e 29 anos. Já em 2006 as vítimas fatais foram 388, uma redução de 14,54%.

Mesmo assim, o trânsito é a maior causa de morte de crianças por fatores externos (excluídas as doenças) no Brasil e um dos maiores problemas de saúde mundial. Quatro em cada 10 óbitos na faixa etária de até 14 anos são causadas pelos acidentes de trânsito. Todos os anos, 2,5 mil crianças e adolescentes brasileiros entre 0 e 14 anos morrem vítimas de acidentes de trânsito e outros 10 mil ficam com seqüelas permanentes, segundo dados do Ministério da Saúde. No Paraná, no ano passado, 48 crianças, entre 0 e 12 anos, morreram em acidentes de trânsito e outras 2.971 ficaram feridas. Estudos mostram que 90% desses acidentes poderiam ser evitados com a adoção de comportamentos corretos. (Veja algumas dicas de segurança no box no final da reportagem)

Semana do Trânsito

A Semana Nacional de Trânsito 2007 tem como tema "O jovem e o trânsito". Os jovens são o grupo mais vulnerável e de maior exposição ao risco de mortes e de acidentes no trânsito, pois estão entre pedestres, ciclistas, motociclistas, motoristas e passageiros.

Em Curitiba, as ações da Semana do Trânsito começaram na manhã desta terça-feira (18) no cruzamento das ruas 24 de Maio e Doutor Pedrosa, um dos mais movimentados do Centro. Foram estendidos tapetes vermelhos sobre as faixas de travessia do cruzamento para valorizar a importância do pedestre. Serão realizadas blitze educativas em diversas ruas da capital.

As atividades terminam na terça-feira (25), com uma "feira de trânsito" na praça Rui Barbosa. Todas entidades parceiras montarão tendas com atividades especiais. Um dos principais destaques será o simulador de capotamento numa cabine de caminhão, que será levado à praça pela Volvo.

Dia Sem Carro

No sábado (22) acontece em todo Brasil o Dia Sem Carro. Durante o dia é restrito o acesso de automóveis em algumas regiões das cidades participantes. O objetivo é melhorar as condições de trânsito e do meio ambiente. Segundo a ONG Rua Viva, organizadora do evento no país, 55 cidades brasileiras vão participar. No Paraná, apenas Londrina, na região Norte, já confirmou a realização do evento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]