Pequenas cidades do interior, com índices quase nulos de homicídios ou mortes por acidente, já vivem o drama dos óbitos por dengue. Na noite de quinta-feira (23) a morte de uma mulher com sintomas da doença assustou os 30,2 mil moradores de Santa Cruz das Palmeiras, na região de Campinas. A vítima apresentou os primeiros sintomas no último sábado, foi medicada e liberada, mas voltou a receber atendimento em unidades de saúde, até ser internada na Santa Casa, onde ocorreu o óbito. Os familiares, abalados, disseram que ela tinha boa saúde.
A Secretaria de Saúde encaminhou amostras para o Instituto Adolfo Lutz e espera o resultado. A cidade tem 600 notificações de dengue e 60 casos confirmados. O município decretou situação de epidemia e pediu ajuda à população para o combate aos criadouros do mosquito transmissor. Em Tambaú, com 22,4 mil habitantes, familiares de uma jovem de 22 anos que morreu na noite de domingo não se conformam com a perda. A jovem trabalhava em Pirassununga, mas estava na casa dos pais, de família conhecida em Tambaú. Com 96 casos confirmados e 663 aguardando resultado, a cidade está em situação de epidemia.
A prefeitura de Tietê, de 37,2 mil habitantes, na região de Sorocaba, realizou um arrastão para eliminar criadouros nesta sexta-feira, 24, depois de registrar a primeira morte por dengue. A paciente de 65 anos morreu no dia 15 e teve a causa da morte confirmada pelo Adolfo Lutz. De acordo com a Vigilância Sanitária, moradores que resistiam à vistoria, passaram a abrir as casas para os agentes. A cidade tem 112 casos confirmados e ainda não está em situação de epidemia.
A prefeitura de São José dos Campos, no Vale do Paraíba, vai criar uma nova ala 24 horas no Hospital Municipal para enfrentar a epidemia de dengue. Serão contratados 34 médicos de forma emergencial. Até esta sexta-feira, 24, tinham sido contados 4.105 casos - 1,4 mil apenas na última semana - e duas mortes. A previsão é de que o número de casos continue subindo nas próximas semanas. Em um mês, a prefeitura multou 37 proprietários de imóveis flagrados mais de uma vez com criadouros da dengue. Em média, cada multa chega a R$ 980.
Os números avançam na região, uma das últimas no interior em que a doença se alastrou. A prefeitura de Jacareí decretou situação de epidemia nesta sexta-feira, 24, após o registro de 553 casos de dengue. Outras cidades do Vale do Paraíba atingiram o nível epidêmico: Caraguatatuba, com 2.915 casos; São Sebastião, 1.163; Taubaté, 982, e Lorena, 894. Nessa região, foram confirmadas cinco mortes: duas em São José dos Campos, duas em Caraguatatuba e uma em Taubaté.
- Casos de dengue triplicam e São Paulo registra 5ª morte
- Exército ‘caça’ mosquito da dengue em bairros com mais casos da doença
- Vacina contra dengue tem análise prioritária, diz Anvisa
- Médicos do Exército vão ajudar capital paulista no combate à dengue
- Epidemia de dengue já provocou a morte de 13 pessoas no Peru
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar mais desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; acompanhe o Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião