Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Balanço

Mortes por dengue caem 80% no Brasil

 |

Em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado, em 2012 o Brasil teve redução de 80% no número de mortes em decorrência da dengue. Os óbitos caíram de 374 para 74, segundo números divulgados ontem pelo Ministério da Saúde. Nos casos graves da doença, a redução foi de 87%. Apenas Roraima, Tocantins, Pernambuco, Ala­goas, Sergipe, Bahia e Mato Grosso tiveram aumento no número de casos registrados. No Paraná, a redução foi de 89%.

O levantamento mostra que o número total de casos passou de 507.798 para 286.011. "Os indicadores mostram que estamos no caminho certo, mas é preciso intensificar esforços", afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

A pesquisa mostra que dez estados concentram 81,6% dos casos notificados em 2012 – Rio de Janeiro (80.160), Bahia (28.154) e Pernambuco (27.393) lideram o ranking. Já os municípios com o maior número de registros são Rio de Janeiro (64.675), Fortaleza (10.156) e Recife (6.343). Apesar da redução nas infecções, o país ainda registra áreas onde a doença tem níveis epidêmicos, como Tocantins, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul.

A redução das infecções e dos casos graves é atribuída a uma associação de fatores, como o início precoce das ações de prevenção contra a doença e o treinamento de profissionais de saúde para garantir diagnóstico e atendimento rápido das pessoas infectadas.

De acordo com o estudo do Ministério da Saúde, o subtipo de vírus que agora prevalece no país é o dengue 4. Das amostras avaliadas, 59,3% eram deste sorotipo, que voltou a circular no Brasil há dois anos. Em seguida, vem o dengue 1, encontrado em 36,4% das amostras avaliadas.

Paraná

De acordo com dados da Se­­cretaria de Saúde do Paraná, os números mais significati­­vos de casos de dengue no es­­­­tado estão em Francisco Bel­­trão (465), Jaguapitã (195), Alto Piquiri (137), Toledo (127) e Foz do Iguaçu (101). Jaguapitã registrou a única morte por dengue no estado em 2012.

Londrina, que ao longo dos últimos anos liderou o ran­­king da dengue no Paraná, deixou o posto e contabiliza neste ano 87 casos, contra 6.640 no mesmo período de 2011. Uma redução de 98%.

No entanto, de acordo com a diretora da 17.ª Regional de Saúde de Londrina, Djamedes Garrido, o momento não é de tranquilidade. "É hora de atenção máxima, se o ciclo do mosquito não for quebrado agora, poderá haver uma surpresa desagradável no verão."

Para o coordenador de en­­­­­­demias da Secretaria Mu­­ni­­cipal de Saúde, Elson Be­­lisário, o aumento na participação popular é um dos grandes responsáveis pela redução dos casos. "As pessoas colaboraram mais e isso teve impacto direto no número de casos", diz.

Colaborou Fábio Calsavara, do Jornal de Londrina

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.