Mais de 50 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (17) em Brilhante, no Mato Grosso do Sul. A cidade fica próximo da divisa com o Paraná e policias da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Cascavel flagraram a carga escondida no compartimento de uma carreta, com placa de São Paulo. Segundo a polícia, esta é a maior apreensão feita pela Denarc desde a criação da delegacia, em 2000.
Os policiais estimam que os 52,3 quilos encontrados seriam transformados em cerca de 420 quilos de cocaína, que poderiam ser distribuídos nos estado do Paraná e de São Paulo. A droga foi avaliada em mais de R$ 3 milhões.
As investigações se iniciaram há três meses com o apoio do Ministério Público Estadual. "Começamos a fazer apreensões na ponte de Guaíra (oeste paranaense), o que fez com que esses grupos utilizassem rotas alternativas, passando pelo Mato Grosso do Sul", explica o delegado Julio Reis, da Denarc. Com base em informações, os policiais se deslocaram para a cidade de Brilhante (MS). Em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizaram a carreta que transportava a droga.
José Caldeira do Santos, de 57 anos, que dirigia o veículo com a droga, está preso na delegacia de Brilhante. O delegado vai pedir à Justiça que o preso seja removido para Guaíra, juntamente com a carga irregular.
O objetivo agora é localizar outros possíveis envolvidos com o tráfico. "A prisão não vai encerrar a investigação. Vamos trabalhar para descobrir os destinatários da droga e, principalmente, os fornecedores", afirma Reis.