Mais de 50 quilos de pasta base de cocaína foram apreendidos na tarde desta quinta-feira (17) em Brilhante, no Mato Grosso do Sul. A cidade fica próximo da divisa com o Paraná e policias da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc) de Cascavel flagraram a carga escondida no compartimento de uma carreta, com placa de São Paulo. Segundo a polícia, esta é a maior apreensão feita pela Denarc desde a criação da delegacia, em 2000.
Os policiais estimam que os 52,3 quilos encontrados seriam transformados em cerca de 420 quilos de cocaína, que poderiam ser distribuídos nos estado do Paraná e de São Paulo. A droga foi avaliada em mais de R$ 3 milhões.
As investigações se iniciaram há três meses com o apoio do Ministério Público Estadual. "Começamos a fazer apreensões na ponte de Guaíra (oeste paranaense), o que fez com que esses grupos utilizassem rotas alternativas, passando pelo Mato Grosso do Sul", explica o delegado Julio Reis, da Denarc. Com base em informações, os policiais se deslocaram para a cidade de Brilhante (MS). Em conjunto com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) localizaram a carreta que transportava a droga.
José Caldeira do Santos, de 57 anos, que dirigia o veículo com a droga, está preso na delegacia de Brilhante. O delegado vai pedir à Justiça que o preso seja removido para Guaíra, juntamente com a carga irregular.
O objetivo agora é localizar outros possíveis envolvidos com o tráfico. "A prisão não vai encerrar a investigação. Vamos trabalhar para descobrir os destinatários da droga e, principalmente, os fornecedores", afirma Reis.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Novo decreto de armas de Lula terá poucas mudanças e frustra setor
Câmara vai votar “pacote” de projetos na área da segurança pública; saiba quais são
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora