Um caminhão de Santa Catarina que transportava tinta bateu em uma mureta, no quilômetro 617 da BR-376, em São José dos Pinhais, pegou fogo e derramou parte da carga na pista, por volta das 5 horas de ontem. O veículo vinha de Santa Catarina e tentava pegar uma alça de acesso ao Contorno Leste (BR-116) quando colidiu com a estrutura. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o motorista do caminhão morreu carbonizado.
Parte da tinta que o caminhão levava atingiu o Rio Arujá, afluente do Rio Miringuava, que faz parte do manancial de abastecimento da região metropolitana de Curitiba, segundo a PRF. Técnicos do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) afirmaram, no entanto, que não há risco de contaminação, já que a quantidade que escorreu para o canal é muito pequena. A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) divulgou nota informando que o fornecimento de água não foi comprometido, porque o acidente ocorreu depois do ponto de captação de água.
Até o fim da tarde de ontem, a pista sentido Santa Catarina-Paraná estava fechada, sem previsão de liberação, e registrava filas de 4 km de congestionamento. O tráfego era desviado pela alça de acesso ao Contorno Leste, que também registrava lentidão.