Pato Branco - Um ônibus desgovernado provocou estragos no centro de Pato Branco, no Sudoeste do estado, no início da tarde de ontem. O veículo atingiu pelo menos dez carros e uma moto que estavam estacionados. Peças do ônibus se desprenderam e atingiram os estabelecimentos comerciais próximos, quebrando vidraças e danificando paredes. Estima-se que o ônibus trafegava a 60 quilômetros hora.
Segundo o Corpo de Bombeiros, quatro pessoas foram atingidas, mas somente Priscila Thiocheta, 21 anos, e Thiago Vasconselo, 18, tiveram ferimentos leves. Eles foram encaminhados minutos depois para o Hospital São Lucas. O acidente só não se tornou uma tragédia porque ocorreu por volta das 12h30, período de pouco movimento nas lojas e ruas. Depois das 13 horas, a circulação de pessoas é intensa naquele ponto da cidade.
O motorista do ônibus, Reinaldo Vieira Meugasso, saiu ileso e foi conduzido pela Polícia Militar ao 3.º BPM para prestar esclarecimentos.
Sem freios
O ônibus teria ficado sem freios na Rua Itabira, uma das mais íngremes da cidade, logo após ter sido liberado do pátio do Detran. O ônibus Mercedes-Benz de placa GKM 1135, de Dois Vizinhos, estava em precárias condições de conservação, e permanecia no pátio do Detran há cerca de 160 dias por falta de equipamentos de segurança. Com a velocidade que o veículo ganhou só parou na parte baixa da rua, atravessando as ruas Caramuru e a Guarani. A Polícia Militar interditou várias ruas ao entorno do centro, dificultando ainda mais o tráfego de veículos no horário de pico para o trabalho.
Menos acidentes
Houve uma redução, nos primeiros nove meses do ano, de 57,7% no número de mortes ocorridas em locais de acidente, em Curitiba, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são do relatório estatístico de setembro do Batalhão da Polícia de Trânsito (BPTran), que indica também a redução do número de acidentes com feridos, cuja queda foi de 48,69%.
Outra informação do relatório, que levou em consideração o aumento da população e o crescimento da frota de veículos da cidade, revela uma queda mais significativa no número total de acidentes, com ou sem vítimas, do que a apresentada no ano anterior. A redução foi de 35,72% entre 2007 e 2008, a queda foi de 1,38%.
"Temos significativa redução nos índices de mortes. Estamos estabelecendo medidas que propiciem a diminuição de acidentes no trânsito, sensibilizando os condutores e pedestres", diz o tenente-coronel Loemir Matos de Souza, comandante da corporação. Ele recorda também a participação da mídia nos resultados obtidos no último relatório. Campanhas educativas, como a organizada pela RPC com o lema "Trânsito. Respeito ou Morte. Você escolhe o caminho", auxiliam as pessoas a ficarem mais atentas e a cometerem menos infrações.
Emendas no marco das eólicas em alto-mar criam “13ª conta de luz” para o brasileiro pagar
Aborto até 9 meses quase passa no Conanda, que pode retomar tema dia 11
Por que a PEC dos Militares divide governo Lula e base no Congresso
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião